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13/12/2003 - 08h11

Última rodada do Brasileiro tem preços de fim de feira

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VICTOR RAMOS
do Agora São Paulo

Os torcedores estão sendo convocados a comparecer em massa aos estádios. Com muitas disputas acontecendo nas duas pontas da tabela, os clubes apelam para promoções e outros eventos para ter casa cheia em seus jogos.

Ingressos pela metade do preço, ou até gratuitos, e shows de dança fazem parte do arsenal das equipes para atrair suas torcidas.

Na tentativa de lotar o Maracanã no jogo de domingo contra o Juventude, que pode determinar a queda da equipe para a segunda divisão, o patrocinador do Fluminense publicou anúncio de quase uma página em jornais do Rio, solicitando o apoio da torcida.

E promete dois ingressos de graça para quem for com um quilo de alimento e a camisa do clube estampada com o nome do patrocinador. Há ainda a possibilidade de se pagar R$ 1 por ingresso e assistir ao jogo da geral.

Também em situação difícil, o Grêmio foi o precursor em fazer promoções para atrair o público neste campeonato. No Olímpico, cada bilhete comprado dá direito a levar um acompanhante.

"Com as promoções, a arrecadação aumentou muito e temos enchido o estádio em quase todos os jogos. Foi uma boa idéia, que agora está sendo copiada por outros times", diz o presidente do clube gaúcho, Flávio Obino.

Os apelos não se restringem à presença da torcida. Os jogadores gremistas estão fazendo promessas para que o time se livre da difícil situação. O atacante Cláudio Pitbull diz que, se a equipe permanecer na primeira divisão, vai a pé de Bento Gonçalves até a igreja de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. Ânderson Lima promete rapar o cabelo, que não corta desde que o time passou a frequentar a zona de rebaixamento, no início do segundo turno.

Em situação bem diferente, com possibilidades de conquistar uma vaga na Libertadores, o Coritiba montou um esquema para o jogo deste sábado, contra o Criciúma, que inclui entradas pela metade do preço em qualquer setor, shows de dança e a presença de um Papai Noel com as cores do time.

"Para os torcedores, eu sempre fui o carrasco dos ingressos, por manter o preço a R$ 15 durante todo o campeonato. Na rodada final, em que precisamos de casa cheia, resolvemos fazer essas promoções", afirma o presidente do Coritiba, Giovani Gionedis.

Ponte Preta e Paysandu, que jogam domingo contra o rebaixamento, e Atlético-MG, que ainda tem chance de ir à Libertadores, também vendem tíquetes a preços reduzidos, por R$ 5. O Paraná, que tenta vaga na Copa Sul-Americana, terá ingressos antecipados vendidos a R$ 10 e R$ 5, estes para crianças, mulheres e estudantes.

Apesar da situação complicada na tabela, em que ocupa a última posição, o Bahia não irá alterar os preços dos ingressos para a partida de domingo contra o Cruzeiro, campeão do campeonato.

O presidente do clube, Marcelo Guimarães, acredita que a torcida de seu time é muito fiel e deverá comparecer em grande número à Fonte Nova, mesmo não havendo promoções como incentivo.

"O que teremos de especial para essa decisão é a força do Senhor do Bonfim e de todos os atabaques da Bahia, que estarão tocando para a gente sair dessa situação", acredita Guimarães.

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