Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2003 - 00h33

Grandes clubes do Rio se aventuram no futebol de praia

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

Os grandes clubes do Rio estão descobrindo o futebol de praia. Sem tradição nas areias, Flamengo e Vasco formaram neste ano times para jogarem longe dos gramados. O Botafogo, que já foi filiado à federação da praia, voltou.

O Vasco vai decidir neste domingo o título do Campeonato Carioca de beach soccer, uma das modalidades de futebol jogado na praia.

Com a base da famosa seleção brasileira da categoria, a equipe de São Januário enfrentará o Copacabana, em frente ao Posto 3 da praia de Copacabana (zona sul do Rio), um dos cartões postais da cidade. A decisão será às 10h.

"O nosso pensamento é trazer o público das arquibancadas também para a praia. Inicialmente, isto está acontecendo. Neste torneio, o público foi crescendo", afirmou Júnior Negão, jogador da seleção e um dos destaques do Vasco no campeonato.

O Flamengo, que também conta com jogadores da equipe nacional, não teve a mesma sorte. O time jogará na preliminar contra o Juventus na disputa do terceiro lugar da competição.

"Apesar do resultado não ter sido o planejado, a experiência foi boa. Neste ano, montamos o time como experiência. Agora, vou tentar convencer a diretoria a continuar neste esporte, que é supercarioca", disse Leonardo Ribeiro, diretor-adjunto da presidência flamenguista e responsável pelo projeto no clube.

A entrada de Vasco e Flamengo na praia se deve a uma parceria firmada com a Federação de Beach Soccer do Rio, que quer aumentar a divulgação o esporte.

Os clubes não precisaram fazer altos investimentos. Apenas cederam a imagem e o material esportivo. O pagamento aos jogadores fica por conta dos organizadores. Eles recebem prêmios de acordo com a classificação da equipe.

"A repercussão foi ótima. A partir deste ano, vamos fazer uma edição a cada ano", disse o presidente da federação do Rio da modalidade, Paulo Cézar Fernandes.

A situação do Botafogo é diferente. Campeão nas areias da praia várias vezes durante os anos 60, no tradicional futebol de 11, o time presidido por Bebeto de Freitas retornou em 2003.

Único clube com um departamento específico para o futebol de praia, o Botafogo é finalista do Carioca de society na categoria juvenil. Na terça-feira, a equipe enfrentará o Liverpool Rio. A partida, que acontecerá às 19h, será na praia de Copacabana.

"Como na zona sul não temos mais campos gramados, decidimos voltar para a praia, único espaço reservado para jogar futebol nesta área", disse Jorge Júlio, um dos coordenadores do projeto do Botafogo, clube que aproveitou no gramado uma série de talentos surgidos na praia.

Um dos primeiros a deixar as areias da praia para brilhar nos estádios foi Heleno de Freitas, craque dos anos 40.

Primo do atual presidente do Botafogo, Heleno de Freitas defendeu o Praia Clube, de Copacabana, antes de vestir a camisa do alvi-negro carioca.

Nos anos 60, outro talento da praia jogou pelo Botafogo. O atacante Paulo César Caju ganhou fama nos campeonatos de praia jogando pelo Columbia, antes de ser contratado pelo time de General Severiano.

"A história da praia mostra que muitos talentos apareceram por lá. Por isso, este projeto pode ser útil ao Flamengo também para conseguir novos jogadores", afirmou Leonardo Ribeiro.

Os entusiastas do esporte praticado na praia, creditam também o aumento do interesse pelo futebol de areia à facilidade do acesso à prática do esporte.

"O mais importante é que o esporte de praia está voltando. Além da disputa, ele é importante porque promove a integração de todos. É um esporte muito popular", disse Elizeu Bandeira, presidente da Federação de Esporte de Praia do Estado do Rio, entidade responsável por congregar todas as modalidades praianas.

"Para jogar, você não precisa nem comprar um equipamento especial, como chuteira, caneleira. A única coisa que você precisa ter é um jogo de camisa", completou o dirigente.

Leia mais
  • Popular desde os anos 30, futebol de areia já revelou craques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página