Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2004 - 02h04

Brasil falha nas finalizações, perde para a Argentina e se complica

Publicidade

da Folha Online

A seleção brasileira sub-23 perdeu na madrugada deste quinta-feira para a Argentina por 1 a 0, na estréia das duas equipes no quadrangular final do Pré-Olímpico do Chile, na cidade de Valparaíso, e ficou em situação complicada para conseguir uma das duas vagas do continente nos Jogos de Atenas-04.

O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Rodríguez, aos 33min do segundo tempo, de cabeça.

Com o resultado, o Brasil é obrigado a pelo menos empatar na sexta-feira com o Chile para não correr o risco de ser eliminado já na segunda rodada. A Argentina lidera o quadrangular com três pontos, ao lado do Paraguai, que no jogo anterior venceu os donos da casa por 2 a 1.

Apesar de ter falhado muito nas finalizações (pela primeira vez em seis jogos no Chile deixou de marcar), a seleção esteve bem no início da partida, com as mudanças promovidas pelo técnico Ricardo Gomes --sacou Paulo Almeida, Elano e Dagoberto para dar lugar a Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Marcel.

Aos 10min, o time perdeu grande chance de marcar. Daniel Carvalho foi até a linha do fundo, pelo lado esquerdo, e cruzou para Robinho, que cabeceou para fora.

A pressão brasileira só não era maior pela tática do rival de parar o jogo com seguidas faltas.

Antes dos 30min, o técnico argentino, Marcelo Bielsa, fez a primeira mudança em seu time e colocou o zagueiro Clemente Rodríguez no lugar do volante Mascherano.

Com o meia-atacante Tevez voltando para buscar o jogo, a Argentina equilibrou o confronto e também perdeu boa oportunidade aos 33min, com Clemente.

O Brasil ainda quase abriu o marcador com Dudu Cearense, aos 44min. Nos acréscimos da etapa, Tevez ainda exigiu defesa de Gomes em chute rasteiro.

A partida continuou equilibrada na segunda etapa, com os dois times perdendo chances. Aos 4min, Marcel chutou em cima do goleiro Caballero, de frente para o gol. Os argentinos responderam com Delgado, que tabelou com Tevez e chutou da entrada da área, para defesa de Gomes.

Aos 22min, novamente Marcel falhou no arremate, depois de escapar sozinho pela esquerda.

Aos 24min, Ricardo Gomes tirou Robinho, titular em todos os jogos, e colocou Elano. A troca deu poucos resultados. O Brasil diminuiu seu ritmo e viu a Argentina crescer em campo.

Aos 33min, Ferreyra bateu falta pela direita. Na entrada da pequena área, o zagueiro Rodríguez subiu e desviou levemente a bola para marcar o único gol do jogo.

No desespero, Ricardo Gomes colocou Nilmar e Maxwell, mas, desarrumado, o Brasil não conseguiu o empate e ainda correu risco de sofrer mais gols.

A segunda rodada acontece nesta sexta, agora em Viña del Mar. Primeiro, jogam Argentina e Paraguai. Depois, chilenos e brasileiros tentam a vitória para manter vivo o sonho olímpico.

Com a Folha de S.Paulo

ARGENTINA
Caballero; Fernández, Rodríguez, Burdisso e Medina; Mascherano (Clemente), Ferreyra, González e Tevez; Delgado (Rosales) e Mariano González (Figueroa)
Técnico: Marcelo Bielsa

BRASIL:
Gomes; Maicon, Alex, Edu Dracena e Wendel (Maxwell); Dudu Cearense, Fábio Rochemback (Nilmar), Diego e Daniel Carvalho; Robinho (Elano) e Marcel
Técnico: Ricardo Gomes

Local: estádio Playa Ancha, em Valparaíso (Chile)
Juiz: Gilberto Hidalgo (PER)
Cartões amarelos: González e Medina (A); Wendel e Fábio Rochembak (B)
Cartão vermelho: Marcelo Bielsa
Gol: Rodríguez

Especial
  • Saiba mais sobre o Pré-Olímpico do Chile-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página