Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 17h50

Gols brasileiros garantem título do Porto na Copa dos Campeões

Publicidade

da Folha Online

Os brasileiros Carlos Alberto e Deco (naturalizado português) marcaram os dois primeiros gols na vitória de 3 a 0 do Porto sobre o Monaco, nesta quarta-feira, na decisão da Copa dos Campeões da Europa, a competição interclubes mais importante do continente. O jogo foi disputado na cidade alemã de Gelsenkirchen.

Este foi o segundo título do Porto na competição. O primeiro foi em 1987, quando a equipe portuguesa venceu o Bayern de Munique na final por 2 a 1. Na ocasião, outro brasileiro, o atacante Juari, também marcou um gol.

O título desta quarta confirma a excelente fase do Porto, atual bicampeão português. Na temporada passada, a equipe conquistou outro título interclubes na Europa, o da Copa da Uefa.

O time de Portugal também assegurou o direito de decidir o título do Mundial interclubes no Japão, no fim de 2004, contra o vencedor da Taça Libertadores da América, ainda indefinido.

A partida desta quarta pode ter marcado a despedida do técnico do Porto, José Mourinho, cotado para assumir o Chelsea de Londres, do magnata russo Roman Abramovich.

O Porto começou a resolver o jogo com um gol de Carlos Alberto, meia-atacante revelado pelo Fluminense, aos 39min do primeiro tempo, aproveitando um cruzamento da direita.

Na etapa final, o time português aproveitou os espaços concedidos pelo Monaco, que buscava o empate, para ampliar o placar. Deco aumentou aos 26min, quando recebeu a bola livre de marcação dentro da área e só teve o trabalho de escolher o canto. O russo Dmitri Alenichev ampliou aos 30min.

O Monaco, cujo ponto alto na competição foi ter eliminado o poderoso Real Madrid, jamais conquistou a Copa dos Campeões.

A Uefa, entidade que comanda o futebol europeu, escolheu Deco como o melhor jogador da final.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página