Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 11h29

Leandro Guilheiro conquista bronze no judô, 1ª medalha do Brasil em Atenas

Publicidade

da Folha Online

O judoca Leandro Guilheiro, caçula da equipe brasileira, com 21 anos, venceu nesta segunda-feira Victor Bivol, da Moldávia, e conquistou o bronze na categoria leve (até 73 kg), a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Com o resultado, o Brasil manteve a tradição no judô olímpico. O esporte é o terceiro que mais rendeu medalhas ao país na história dos Jogos (dois ouros, três pratas e seis bronzes). Desde Los Angeles-84 os brasileiros sempre voltam para casa com pelo menos uma medalha.

Nos dois primeiros dias de disputa, no entanto, os quatro judocas brasileiros que foram ao tatame fracassaram na capital grega.

Diante de Victor Bivol, Guilheiro tomou a iniciativa da luta e contou com a falta de combatividade do rival. O judoca da Moldova recebeu três punições, equivalentes a um wazari (pontuação média). Com mais um wazari por golpe, o brasileiro venceu o combate por ippon (pontuação máxima).

O judoca brasileiro estreou nesta segunda vencendo suas três primeiras lutas, contra o espanhol Kiyoshi Uematsu, o haitiano Ernest Laraque e o polonês Krzysztof Wilkomirski. Nas quartas-de-final, no entanto, perdeu para o francês Daniel Fernandes, vice-campeão mundial, por wazari, e acabou indo para a repescagem.

Na repescagem, o brasileiro venceu o isralense Yoel Razvozov na primeira luta e passou por David Kevkhishvili, da Geórgia, na segunda, credenciando-se para a disputa do bronze.

"Foram sete lutas difíceis, tive que fazer um esforço muito grande, mas o sonho foi realizado", disse o leve, que completou 21 anos há nove dias, quando treinava em Portugal. "Bati adversários favoritos e a única luta que perdi foi para o vice-mundial, que é muito mais experiente do que eu", comemorou.

A medalha de ouro ficou com o sul-coreano Lee Won-Hee, e o russo Vitaliy Makarov levou a prata. O outro bronze foi conquistado pelo norte-americano Jimmy Pedro.

Raio-x

Nome: Leandro Marques Guilheiro
Data de nascimento: 7/8/1983
Local: em Suzano (SP)
Peso: 73 kg
Altura: 1,77m
Clube: São Paulo/SP
Categoria: Leve (até 73 kg)
Principais resultados: terceiro colocado (equipe) no Grand Prix nacional (2003); campeão mundial júnior (2002); campeão pan-americano júnior (2002); tricampeão brasileiro; vice-campeão brasileiro sênior (2002); tetracampeão dos jogos abertos; dez vezes campeão paulista

Leia mais
  • Bronze em Atenas, judoca segue passos de Aurélio Miguel e Rogério Sampaio
  • Com Guilheiro, Brasil é o 10º país mais vitorioso no judô em Olimpíadas

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Leandro Guilheiro
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página