Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 12h33

Com Guilheiro, Brasil é o 10º país mais vitorioso no judô em Olimpíadas

Publicidade

da Folha Online

O bronze conquistado nesta segunda-feira por Leandro Guilheiro na categoria leve (até 73 kg) no judô, além de colocar o Brasil no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia), também fez o país subir no ranking dos mais premiados na modalidade na história.

Antes do início da Olimpíada, o Brasil estava empatado com a Itália na 10ª colocação no quadro geral de medalhas do judô. Os dois países tinham dez medalhas cada e campanhas idênticas (dois ouros, três pratas e cinco bronzes).

A vitória de Guilheiro sobre Victor Bivol, da Moldova, na decisão do bronze, deu a 11ª medalha para o Brasil na modalidade e desempatou, pelo menos por enquanto, a disputa com os italianos.

A Bélgica, que conquistou dois bronzes em Atenas, também chegou a 11 medalhas, mas perde para o Brasil porque tem apenas uma prata na história, além de dois ouros e oito bronzes no total.

O Japão, país onde nasceu o judô, lidera a lista com 52 medalhas no total (26 ouros, 13 pratas e 13 bronzes), contando os três ouros e uma prata que os japoneses conquistaram até o momento em Atenas. Esta segunda-feira marcou o primeiro dia em que nenhum judoca japonês subiu ao pódio nos Jogos da Grécia.

A segunda colocação do ranking é ocupada pela França, que tem 33 medalhas no total (10 ouros, seis pratas e 17 bronzes). Logo em seguida, aparece a Coréia do Sul, que também subiu ao pódio 33 vezes em Olimpíadas, com oito ouros, 12 pratas e 13 bronzes.

Leia mais
  • Leandro Guilheiro conquista bronze no judô, 1ª medalha do Brasil em Atenas
  • Bronze em Atenas, judoca segue passos de Aurélio Miguel e Rogério Sampaio

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Leandro Guilheiro
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página