Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2000 - 13h08

Marion Jones é eleita a Atleta do Ano da Iaaf

Publicidade

das agências internacionais

A velocista norte-americana Marion Jones, três medalhas de ouro e duas de bronze nos Jogos de Sydney-2000, foi eleita na noite de ontem a Atleta do Ano da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo). O tcheco Jan Zelezny, ouro no arremesso de dardo, recebeu o prêmio destinado aos homens.

A norte-americana, 24, tinha como objetivo ganhar o metal mais precioso cinco vezes. Subiu cinco vezes ao pódio (a atleta com o maior número de medalhas na história do atletismo olímpico), mas três vezes no lugar mais alto _100 m, 200 m e 4 x 400 m rasos. Ainda foi bronze no 4 x 100 m e no salto em distância.

Zelezny, de 34 anos, suportou dores nas costas e nos cotovelos para tornar-se o primeiro atleta da modalidade a ser tricampeão olímpico _Barcelona-92, Atlanta-96 e Sydney-2000.

Para o presidente da Iaaf, Lamine Diack, tanto Jones quanto Zelezny mostraram "ótima habilidade competitiva durante toda a temporada".

"Mas eles também foram excelentes modelos de respeito para com os rivais e de bom humor em circustâncias extremamente estressantes", completou.

Esta foi a primeira vez que Zelezney recebeu o prêmio. Jones já o conquistou em 1997 e 1998.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página