Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2005 - 00h29

Com simplicidade, Autuori contraria antecessor e "foge" dos holofotes

Publicidade

da Folha Online

Com jeito totalmente oposto ao de seu antecessor, Emerson Leão, o técnico Paulo Autuori conquistou o título da Taça Libertadores, pelo São Paulo, com um estilo simples e sem chamar a atenção. O técnico, que assumiu a equipe no último jogo da primeira fase da competição, costuma sempre dar o mérito das vitórias aos jogadores e não gosta de holofotes.

"Ele é inteligente, já pegou o time pronto", disse Leão, que afirmou que gostaria de também receber os méritos da conquista. "Quando assumi, disse que peguei uma base montada pelo Leão. Eu sou assim, não tenho esse tipo de vaidade", afirmou Autuori no decorrer da semana.

O jeito do treinador parece ter conquistado os dirigentes do clube, que já demonstravam um certo desgaste na relação com Leão.

"Estamos muito felizes com a maneira do Autuori trabalhar. Foi melhor do que eu esperava. E ele não reclama em entrevistas pedindo reforços", afirmou o presidente da equipe, Marcelo Portugal Gouvêa, que se desentendeu com Leão principalmente por causa de contratações.

O técnico também caiu nas graças dos jogadores. "É um técnico que privilegia a característica de cada jogador e sempre deixa todo mundo à vontade para conversar e sugerir alguma coisa", contou o lateral Júnior.

Após passagens de sucesso por Portugal, o até então desconhecido Paulo Autuori ganhou projeção nacional ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro-1995 pelo Botafogo. Depois, o técnico voltou para Portugal para assumir o Benfica. Autuori retornou ao Brasil em 1997, quando conduziu o Cruzeiro ao título da Taça Libertadores.

Após passagens por Flamengo, Internacional, Santos, e novamente Cruzeiro e Botafogo, o treinador foi para o futebol peruano em 2001. Teve passagens vitoriosas por Alianza Lima e Sporting Cristal, antes de ser convidado para assumir a seleção local nas eliminatórias sul-americanas.

Após deixar a seleção do Peru, Autuori assumiu o São Paulo. Ele estreou na competição sul-americana no dia 11 de maio, na vitória por 3 a 0 sobre o The Strongest, no Morumbi. No total, foram nove jogos na Libertadores, com sete vitórias, um empate e uma derrota.

A conquista são-paulina na Libertadores-2005 veio na quinta-feira com uma vitória sobre o Atlético-PR por 4 a 0, no Morumbi, na partida de volta da decisão. No confronto de ida, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), as duas equipes haviam ficado no empate por 1 a 1.

Especial
  • Saiba o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia o que já foi publicado sobre o técnico Paulo Autuori
  • Leia mais notícias no especial da Libertadores-2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página