Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 10h24

Carvalho e Danelon definiram descenso no último Paulista

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os árbitros Edilson Pereira de Carvalho e José Paulo Danelon participaram de partidas que ajudaram a definir os rebaixados no Campeonato Paulista deste ano. A dupla, envolvida no esquema de suborno a juízes para manipular resultados de jogos, atuou em 22 partidas do Estadual. Carvalho apitou 12 vezes e Danelon, dez.

O primeiro trabalhou no confronto América x Palmeiras e confessou ter vendido a vitória do time de São José do Rio Preto por 4 a 1.

A partida, disputada na 14ª rodada, aliviou a situação do América, que entrou em campo a apenas três pontos da zona do rebaixamento. Na penúltima rodada, Carvalho atuou na vitória por 2 a 1 da Ponte Preta sobre o São Paulo. O time de Campinas estava a uma posição da área de descenso.

Danelon apitou na última rodada o empate entre Marília e Santos por 1 a 1. A equipe do interior se livrou da queda.

Foram rebaixados no Paulista o União Barbarense, o Atlético Sorocaba, a Inter de Limeira e o União São João.

Dois deles analisam a possibilidade de terem sido prejudicado por atuações dos juízes.

"O departamento jurídico já foi acionado. Vamos analisar as súmulas e as fitas das partida apitadas pela dupla suspeita. Se a manipulação dos resultados do Atlético for comprovada, vamos acionar a Justiça", afirmou Benedito Sampaio, diretor de futebol do Atlético.

O clube, que acabou a competição em 19º lugar, com 16 pontos, não conseguiu vencer nenhum dos três jogos apitados por Carvalho e Danelon. "Houve arbitragens muito estranhas contra o Atlético", completou o dirigente, que não descarta a tentativa de reverter a queda da equipe no Estadual.

"Todas as partidas que eles apitaram estão sob suspeição. O Edilson, com problemas de jogo, pode ter vendido partidas para dirigentes", afirmou o ex-presidente do União Barbarense Francisco Mello.

Ontem, ao canal Sportv, o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, afirmou que o Paulista está "limpo".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o escândalo da arbitragem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página