Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2005 - 18h07

"Beneficiado" pelo STJD, Corinthians vence Brasiliense e segue líder

Publicidade

da Folha Online

O Corinthians manteve a liderança do Campeonato Brasileiro conquistada neste domingo após o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva)anular as 11 partidas apitadas por Edílson Pereira de Carvalho. A equipe paulista derrotou o Brasiliense por 3 a 2, no Pacaembu, pela 29ª rodada.

O time do técnico Antonio Lopes, que fez sua estréia no Pacaembu, iniciou a rodada em segundo lugar, com 50 pontos, um a menos que o Internacional.

O time, porém, entrou no jogo como líder após o presidente do STJD, Luiz Zveiter, comunicar que serão realizadas novamente as partidas que tiveram a participação do Carvalho, acusado de manipular resultados para favorecer grupo de apostadores de sites ilegais na internet.

A equipe gaúcha teve um jogo cancelado, justamente o da vitória sobre o Coritiba por 3 a 2, e viu diminuir sua pontuação. Já o Corinthians não teve redução nos pontos porque perdeu as duas partidas envolvidas no escândalo da arbitragem --São Paulo e Santos.

Com a vitória deste domingo, o Corinthians chega aos 53 pontos em 27 partidas disputadas. Já o Brasiliense segue em situação complicada no Nacional. A equipe do Distrito Federal, que teve um jogo anulado --a derrota para o Fluminense por 3 a 0--, permanece na zona de rebaixamento com 29 pontos.

O Corinthians volta a jogar pelo Nacional na próxima quarta-feira (5) contra o Fluminense, no estádio Raulino Oliveira. No mesmo dia, o Brasiliense recebe o Flamengo, em Taguatinga (DF).

Jogo

Um recuo de bola errada de Fabrício, logo aos 5min do primeiro tempo, que originou o gol de Igor para o Brasiliense, desestabilizou o time corintiano. Os dois volantes da equipe paulista encarregados da marcação --Marcelo Mattos e Fabrício-- não ganhavam uma bola no meio-campo.

O Brasiliense aproveitou essa desestabilidade. Teve a oportunidade para ampliar o placar, aos 12min, quando Marcelinho Carioca, que foi ovacionado pela torcida corintiana antes do jogo, tocou para Igor, que driblou o zagueiro Marinho, mas bateu para fora.

O time paulista, por outro lado, tinha enormes dificuldades para atravessar a forte marcação do Brasiliense. Tanto que a primeira chance ocorreu somente aos 15min, com chute na trave do atacante Carlitos Tevez.

Só que o chute certeiro do meia Roger de fora da área, aos 33min, começou a mudar o panorama da partida. O gol de empate foi o suficiente para o Corinthians partir, mesmo de forma desorganizada, para cima do Brasiliense.

Dois minutos mais tarde, zagueiro Wescley subiu mais alto que a defesa adversária e colocou a equipe paulista na frente do marcador. O terceiro gol feito por Rosinei, aos 41min, ocorreu graças a uma falha do goleiro Eduardo, que não evitou que bola passasse por entre as suas pernas e sobrasse para o meia corintiano.

Outro erro, agora da defesa do Corinthians, uma das mais vazadas do Nacional, aos 43min, deu sobrevida ao time do Distrito Federal, com gol de Alex Oliveira.

As falhas de marcação corintiana continuaram no segundo tempo, e o Brasiliense só não empatou a partida por erros de finalização. Primeiro, com Igor, aos 10min, e depois, com Simão, um minuto mais tarde.

A equipe paulista pouco produziu na etapa final. Na principal oportunidade, Carlos Alberto chutou na trave do goleiro Eduardo, aos 43min.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página