Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 09h10

Ronaldo diz que sofreu "uma simples contusão de tornozelo"

Publicidade

SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo, no Rio

De pernas para o alto no Rio, o atacante Ronaldo, do Real Madrid, disse ontem que sofreu "apenas uma simples contusão de tornozelo [esquerdo]" e descartou a possibilidade de se submeter a uma cirurgia no local.

O jogador de 29 anos se contundiu no clássico contra o Atlético de Madrid, sábado. Na marcação do terceiro gol da equipe, ele sofreu uma distensão de um dos ligamentos do tornozelo ao se chocar com um adversário.

"Não vai se prolongar por muito tempo. É apenas uma simples contusão de tornozelo. Nada além disso", disse o jogador, que chegou, de muletas, ontem no Rio.

Com ordens dos médicos do Real Madrid de repousar e proibido de colocar o pé esquerdo no chão nas próximas duas semanas, Ronaldo disse ter conseguido autorização dos dirigentes do clubes para ficar "de sete a dez dias" no Rio. Essa informação, porém, conflita com a versão divulgada pelo clube --segundo o site do Real, Ronaldo foi liberado para ficar seis dias no Brasil.

"Vim para a minha cidade para descansar e rever os familiares. Nesse período, vou aproveitar também para tratar um pouquinho a contusão. Está tudo bem", disse o jogador, que pretende voltar aos gramados em um mês.

De acordo com os médicos Lídio Toledo, ex-seleção brasileira e atual Vasco, e Luiz Gallo, do Fluminense, o período de recuperação de um mês para a contusão sofrida por Ronaldo é normal.

"Não conheço o quadro dele com riqueza de detalhes, mas pelo que saiu nos jornais ficar um mês se recuperando é um prazo bom. Na maioria dos casos, o tempo é este", disse Toledo.

"Como o Ronaldo não sofreu ruptura de ligamento, o tratamento convencional vai dar jeito. Ele tem que fazer muito repouso no início. No final da segunda semana, terá que iniciar a fisioterapia e já pensar em voltar em mais duas semanas", disse Gallo.

No estágio inicial de recuperação, Ronaldo disse que terá que ficar com "as pernas para o alto". "Não posso fazer nada além disso. No máximo, fazer uma massagem no local e drenar o hematoma que ficou", disse o jogador, que descartou ontem a possibilidade de jogar os últimos amistosos da seleção neste ano. No próximo mês, o Brasil enfrentará os Emirados Árabes, dia 12, em Abu Dhabi. No dia 15, o time jogará contra um combinado kuaitiano.

Embora tenha tirado a seleção dos seus planos neste ano, Ronaldo disse que pretende "fazer de tudo" para enfrentar o Barcelona --o clássico está marcado para o dia 19 de novembro.

"Esta é a minha grande meta. Vou me esforçar o máximo para estar neste jogo. Se tiver que ficar noites sem dormir fazendo tratamento, farei sem problemas", disse Ronaldo, que não quis polemizar sobre o escândalo da arbitragem no futebol brasileiro. "Não podemos dar tanta importância a erros de arbitragem. Temos que pensar mais no futebol."

Destaque do Real Madrid no início da temporada, o jogador lamentou a contusão, mas acredita que será "bem substituído". "O Robinho está jogando sempre bem. Quarta, ele arrebentou. Está tendo um pouco de falta de sorte nas finalizações, mas tem tudo para se destacar", disse o jogador, que não viu maldade do seu rival no lance que se machucou, no sábado passado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o atacante Ronaldo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página