Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2005 - 18h30

Erro da CBF muda regulamento e diminui vagas diretas na Libertadores

Publicidade

da Folha Online

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta terça-feira um comunicado em que confirma que o país terá uma vaga direta a menos na Taça Libertadores-2006 do que previa o regulamento do Campeonato Brasileiro-2005.

Segundo o regulamento original da competição nacional, capítulo II, artigo 4º, "as vagas brasileiras asseguradas para a Copa Libertadores de 2006 serão ocupadas pelos clubes classificados nos três primeiros lugares do campeonato."

O parágrafo 1º do artigo diz que "o clube classificado em quarto lugar no campeonato disputará uma vaga para a Copa Libertadores (Fase Pré-Libertadores) em dois jogos, em ida e volta, contra clube estrangeiro a ser definido pela Conmebol."

Porém no comunicado divulgado nesta terça, assinado pelo diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elíseo da Costa Neto, a CBF afirma que o artigo 4º e seu parágrafo 1º serão retificados.

A entidade nacional justifica a mudança dizendo que o regulamento da Libertadores-2006 prevê que Argentina e Brasil terão quatro vagas diretas na competição.

Os dois países teriam também direito a uma vaga na fase preliminar do torneio. O Brasil, por ter o último campeão, teria direito ainda a uma equipe adicional na primeira fase.

Desta forma, terão classificação direta para a segunda fase da Libertadores pelo Brasil o São Paulo (como atual campeão), o Paulista (campeão da Copa do Brasil), o campeão brasileiro e o vice de 2005. O terceiro e o quarto colocados do Brasileiro disputarão a primeira fase da Libertadores, em sistema de mata-mata.

Apesar de o São Paulo não precisar disputar a pré-Libertadores, o técnico Paulo Autuori criticou a mudança. "Não acho justo. Um país não pode ser prejudicado porque um de seus times foi campeão."

No momento, Corinthians e Internacional, primeiro e segundo colocados do Nacional, respectivamente, teriam vaga na fase de grupos. Já Fluminense (terceiro) e Goiás (quarto) disputariam a etapa preliminar.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página