Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2005 - 12h11

Colômbia repete Brasil e tem escândalo de fraude no futebol

Publicidade

da France Presse

Um ex-árbitro deflagrou um escândalo no futebol colombiano ao confessar que aceitou uma oferta de apostadores para convencer outro árbitro a manipular o resultado de um jogo da semifinal do Campeonato Colombiano de Futebol.

Este escândalo, que poderá levar as autoridades esportivas a pedir a intervenção da Justiça, começou com a confissão pública do ex-juiz John Fernando Mosquera de que ofereceu o suborno.

Mosquera assinalou que ofereceu 15 milhões de pesos (cerca de US$ 6 mil) ao árbitro Eder Vergara para que facilitasse a vitória do América no clássico da semana passada contra o Cali, pelo quadrangular A das semifinais do futebol colombiano. O jogo terminou empatado sem gols.

"Eu apenas disse a Eder: 'tem que ganhar o vermelho [América] e pronto'. E garanto que não tenho ligações com nenhuma instituição do futebol profissional. Isto é pessoal, é de apostadores", ressaltou Mosquera.

O presidente da Comissão Arbitral, Juan Pablo Forero, disse que pediu ao tribunal esportivo da Federação Colombiana de Futebol para que faça uma investigação. Se for considerado que o assunto é extra-esportivo, o tribunal terá de comunicar a Procuradoria para que se inicie uma investigação criminal.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o América de Cali
  • Leia o que já foi publicado sobre o escândalo da arbitragem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página