Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2005 - 17h07

Ronaldinho recebe a Bola de Ouro de melhor jogador da Europa

Publicidade

da Folha Online

Sem surpresas, o meia-atacante brasileiro Ronaldinho, do Barcelona, foi anunciado nesta segunda-feira como o vencedor da Bola de Ouro da revista francesa "France Football", prêmio concedido ao melhor jogador em atividade na temporada no continente europeu.

A notícia de que o jogador venceria já havia sido divulgada no último dia 16 pelo jornal catalão "El Mundo Deportivo".

O meia-atacante também detém atualmente o título de melhor do mundo da Fifa (2004) e do FIFPro (sindicato internacional de futebolistas profissionais).

Para ficar com o prêmio, Ronaldinho superou dois jogadores ingleses: os meias Frank Lampard, do Chelsea, e Steven Gerrard, do Liverpool.

Ronaldinho terminou a votação com 225 pontos, contra 148 do segundo colocado, Frank Lampard. Gerrard foi o terceiro, com 142.

A Bola de Ouro é concedida desde 1956 pela tradicional revista francesa. Dois outros jogadores brasileiros já foram premiados: Ronaldo (duas vezes, em 1997 e 2002) e Rivaldo (1999).

Além de Ronaldinho, esta edição da Bola de Ouro teve outros nove brasileiros concorrendo ao prêmio. São eles: Adriano (Inter de Milão), Cris (Lyon), Dida (Milan), Emerson (Juventus), Juninho Pernambucano (Lyon), Kaká (Milan), Roberto Carlos (Real Madrid), Robinho (Real Madrid) e Ronaldo (Real Madrid).

Com a vitória de Ronaldinho, o Barcelona passou a ser o clube que mais teve jogadores eleitos no tradicional prêmio, com sete --os outros são Luis Suárez, Johan Cruyff, Hristo Stoichkov, Ronaldo, Rivaldo e Figo.

A Juventus, da Itália, ocupa o segundo o posto --Omar Sivori, Paolo Rossi, Michel Platini, Roberto Baggio, Zinedine Zidane e Pavel Nedved já foram premiados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bola de Ouro
  • Leia o que já foi publicado sobre Ronaldinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página