Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 10h11

Após polêmica e sustos, São Paulo vence e vai à final do Mundial

Publicidade

da Folha Online

Depois de protagonizar polêmica na véspera do jogo de estréia no Mundial de Clubes da Fifa, o atacante Amoroso foi o destaque do São Paulo nesta quarta-feira na vitória por 3 a 2 sobre o Al Ittihad, da Arábia Saudita, no estádio Nacional de Tóquio (Japão), em jogo em que o time brasileiro deu "sustos" na torcida.

O resultado valeu vaga na final da competição, que será realizada em Yokohama, palco do pentacampeonato mundial da seleção, no domingo. O adversário será conhecido na manhã de quinta-feira, às 8h20 (horário de Brasília), no confronto entre o inglês Liverpool e o Saprissa, da Costa Rica.

Amoroso marcou dois gols para o São Paulo --o outro foi de Rogério Ceni, cobrando pênalti. O atacante, cujo contrato com o time do Morumbi termina no dia 31 de dezembro, provocou um início de crise no clube pouco antes do jogo por ter assinado um pré-contrato com o FC Tóquio, do Japão.

A atitude irritou profundamente o presidente são-paulino, Marcelo Portugal Gouvêa, que inclusive chegou a dizer que após o Mundial "cada um segue seu caminho", já que para renovar com o atacante o clube teria agora que arcar com uma multa de US$ 500 mil. No entanto o jogador já avisou que paga o valor do próprio bolso, desde que o São Paulo aceite fazer um contrato de três anos.

Mesmo com toda a polêmica, Amoroso não deixou seu desempenho ser afetado em campo. O jogador, que formou dupla com Aloísio --o técnico Paulo Autuori fazia mistério sobre qual seria o ataque--, conseguiu furar a forte marcação do adversário aos 16min do primeiro tempo.

O meia Danilo cruzou da esquerda, um zagueiro desviou de cabeça e a bola sobrou para Amoroso. O atacante chutou de perna direita e contou com novo desvio na zaga para enganar o goleiro Zaid e fazer 1 a 0.

Motivado pela vitória na estréia contra o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0, o time saudita se lançou ao ataque e acuou o São Paulo após o gol.

Aos 33min, Lugano perdeu para Kallon na corrida e permitiu que o rival chutasse cruzado. Rogério Ceni deu rebote e Noor, após dividir com o goleiro são-paulino, conseguiu empurrar a bola para o gol.

Com o empate, a equipe saudita se entusiasmou e criou mais duas boas chances para marcar ainda no primeiro tempo, com Kallon e Al Montashari.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou melhor. Logo aos 2min, após boa triangulação no ataque, Cicinho cruzou da direita e a bola passou pela defesa adversária para chegar até Amoroso, que só empurrou para o gol e recolocou o time brasileiro à frente.

Mais tranqüilo, o time do Morumbi passou a dominar o Al Ittihad e conseguiu ampliar aos 13min. Aloísio sofreu pênalti e Rogério Ceni cobrou no canto alto direito de Zaid.

Quando tudo caminhava para uma vitória tranqüila, os são-paulinos levaram o segundo gol, aos 23min. Após cobrança de escanteio do brasileiro Tcheco, Al Montashari aproveitou um desvio e marcou de cabeça.

A reação saudita, porém, parou por aí. O time paulista aguarda agora a definição de seu adversário na busca pelo terceiro título mundial.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Mundial de Clubes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página