Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2005 - 10h26

Liverpool globalizado tem desempenho inferior ao de 1981

Publicidade

da Folha Online

O Liverpool de 1981, time quase todo formado por britânicos e que fraquejou na decisão do Mundial interclubes diante do Flamengo, era o principal papão de títulos na Europa no final da década de 70 e início dos 80.

Bem diferente da equipe globalizada que enfrentou o São Paulo neste domingo e perdeu por 1 a 0. Dos 20 jogadores que o time levou ao Japão, só cinco são britânicos, mesmo número de espanhóis.

A Torre de Babel se completa com dois poloneses, dois franceses, dois malineses, um alemão, um finlandês, um norueguês e um australiano. A diversidade, entretanto, não transformou o Liverpool atual em um time tão competitivo quanto o dos anos 80.

À época, os ingleses conquistaram duas vezes a Copa dos Campeões da Europa (1978 e 1981), foram bicampeões nacionais e levaram uma Copa da Inglaterra.

O time atual, campeão europeu após a épica vitória sobre o Milan nos pênaltis --empatou o jogo quando perdia por 3 a 0--, não é a principal força da Inglaterra e só joga a Copa dos Campeões agora devido a uma manobra da Uefa para colocá-lo na fase preliminar. Foi quinto no último Inglês.

Leia mais
  • Autor do gol do título, Mineiro agradece energia dos torcedores
  • Torcedor corintiano invade gramado durante a decisão do Mundial
  • Com melhor ataque do Brasil, São Paulo supera muralha
  • São Paulo vence Liverpool "imbatível" e conquista o tri mundial

    Especial
  • Leia cobertura completa do Mundial de Clubes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página