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20/12/2005 - 09h23

Além de Alonso, Renault perdeu outros campeões depois de título

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da Folha de S.Paulo

Para a Renault, o investimento de fazer de seus pilotos campeões mundiais não têm dado retorno. Pelo menos a longo prazo. Dos seis competidores que ganharam o Mundial de Pilotos empurrados com os motores franceses, apenas um permaneceu "fiel" à Renault após o título. Foi o canadense Jacques Villeneuve, em 1997.

Todos os outros seguiram a mesma trajetória que Fernando Alonso irá cumprir. Campeão com os franceses, guiará um carro impulsionado pelos motores da alemã Mercedes --o espanhol foi contratado pela McLaren para 2007.

O primeiro a trilhar esse caminho foi o inglês Nigel Mansell, vencedor em 92, que deixou a F-1 para competir na Indy. No ano seguinte, foi a vez de Alain Prost fazer o mesmo, mas com destino diferente. Campeão em 93, aposentou-se.

Dois anos depois, a Renault viu a história se repetir, tendo como protagonista o jovem Michael Schumacher, que trocou os motores franceses pelos italianos da Ferrari. O mesmo aconteceu no ano seguinte. O inglês Damon Hill deixou os propulsores da Renault pelos da Yamaha, na Arrows.

"Mas, desta vez, Fernando ainda tem uma temporada conosco", ressaltou Patrick Faure, presidente da Renault Sport.

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