Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2006 - 09h05

Ranking mundial "dobra" os pontos da lista nacional

Publicidade

RODRIGO BUENO
da Folha de S.Paulo

O Ranking Folha do Futebol Mundial, criado em 2002 e institucionalizado no ano seguinte, obedece os critérios adotados pelo Ranking Folha, publicado anualmente desde 1996. Porém leva em conta apenas disputas internacionais, premiando campeões e vices dos torneios.

As disputas, de uma forma geral, têm peso dobrado no ranking internacional. O Mundial de Clubes da Fifa, por exemplo, rende 40 e 25 pontos ao seu campeão e ao seu vice, respectivamente, na lista nacional. No ranking mundial, ele rende 80 e 50 pontos, respectivamente.

Só competições oficiais ou que tiveram significativa relevância histórica são levadas em conta no ranking, que não computa, assim, a Copa Rio dos anos 50, o Sul-Americano de 1948, a Pequena Taça do Mundo nos anos 50 e 60 e algumas disputas menores criadas pelas Conmebol nos anos 90, como Copa Ouro e Copas Masters.

Torneios europeus e sul-americanos têm mais peso no ranking devido à tradição maior desses continentes no futebol. Os da Oceania, por isso, têm peso bem menor.

A lista deste ano conta com 314 clubes de 90 países diferentes.

Leia mais
  • Confira a lista completa do Ranking Folha do Futebol Mundial
  • Fiasco galáctico acirra o topo do Ranking Folha do Futebol Mundial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ranking Folha do Futebol Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página