Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2006 - 15h28

Eto'o diz estar satisfeito com medidas da Fifa contra o racismo

Publicidade

da Folha Online

O atacante camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona (ESP), disse estar muito "contente" e "orgulhoso" pelas medidas tomadas pela Fifa contra o racismo.

Segundo estabeleceu a entidade ontem, a partir de agora os campeonatos nacionais terão punição de perdas de pontos e até eliminação de equipes decorrentes de manifestações racistas.

"Eto'o não deseja falar agora, mas posso dizer que ele está muito contente pelas medidas tomadas pela Fifa", disse o agente do jogador, Josep Maria Mesalles.

"Ele está muito orgulhoso por saber que contribuiu com suas atitudes para que estas medidas fossem tomadas", continuou Mesalles. Eto'o chegou até a ameaçar se retirar de uma partida entre seu clube e o Zaragoza, pelo Campeonato Espanhol, após sofrer constantes insultos racistas dos torcedores rivais.

Ontem, o Comitê Executivo da entidade internacional estabeleceu mudança no seu Código Disciplinar para criar penas mais duras contra preconceito por raça.

Atualmente, times cujos torcedores ou jogadores se manifestassem de forma indevida nesta área só poderiam sofrer multas ou ter atletas suspensos por alguns jogos.

Em seu site, a Fifa divulgou que vai incluir a punição de três pontos perdidos para a equipe envolvida no primeiro caso de racismo. Serão seis pontos a menos na segunda infração do time. E está prevista a eliminação do clube da competição na terceira vez.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre racismo no futebol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página