Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2006 - 12h35

Telê foi de "pé frio" na seleção a campeão do mundo no São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Telê Santana, 74, que morreu nesta sexta-feira, em Belo Horizonte (MG), devido a uma falência múltipla dos órgãos, teve seu maior destaque em sua carreira de técnico na sua passagem pelo São Paulo, na década de 90.

Nascido em Itabirito (MG), o ex-treinador deixou a fama de "pé frio" que o perseguiu depois da passagem pela seleção quando chegou ao time do Morumbi.

Pelo São Paulo, ele conquistou dois Campeonatos Paulistas (1991 e 1992), um Campeonato Brasileiro (1991), duas Taças Libertadores da América (1992 e 1993) e dois Mundiais Interclubes (1992 e 1993).

Antes dos títulos pela equipe paulista, o técnico ficou estigmatizado pela falta de sucesso em sua passagem pela seleção.

Telê comandou o time nacional na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, quando a equipe de Júnior, Zico, Sócrates, Cerezo e Falcão acabou eliminada pela Itália, após derrota por 3 a 2.

Mesmo com o revés, o treinador manteve seu prestígio e dirigiu o Brasil no Mundial seguinte, em 1986, no México. Mas a equipe voltou a fracassar e acabou eliminada pela França, nas quartas-de-final, após perder na disputa de pênaltis.

Telê também foi o primeiro técnico a ser campeão do Brasileiro, quando conquistou o título pelo Atlético-MG, em 1971.

Como jogador, Telê Santana atuou por Fluminense, Guarani e Vasco, entre as décadas de 50 e 60. Se destacou no time das Laranjeiras, em que ficou por aproximadamente dez anos.

Leia mais
  • Morre em Belo Horizonte o ex-técnico da seleção Telê Santana

    Especial
  • Veja galeria de imagens de Telê Santana
  • Leia o que já foi publicado sobre Telê Santana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página