Vitória


Kuerten amplia recorde e atinge a 14ª vitória consecutiva


da Folha Online
em São Paulo

O brasileiro Gustavo Kuerten ampliou seu recorde de vitórias e atingiu sua 14ª seguida nesta terça-feira, ao bater o norte-americano Chris Woodruff na estréia no Torneio de Wimbledon.

O líder do ranking mundial impôs 3 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (5/7), 7/5 e 7/6 (7/5), em duas horas e 48 minutos de jogo.

Desde 14 de maio, quando foi derrotado pelo sueco Magnus Norman na final do Master Series de Roma, não perde. Disputou duas competições, conquistando os títulos do Master Series de Hamburgo e do Aberto da França, quanto atingiu o topo da corrida dos campeões.

Com o trinfo de hoje, Kuerten, 23, chega a 50% de aproveitamento no piso de grama _cinco vitórias em dez jogos. As quatro anteriores aconteceram em sua campanha no ano passado, quando chegou às quartas-de-final de Wimbledon.

O baixo rendimento nessa superfície faz do brasileiro um "azarão", apesar de ser o cabeça-de-chave número quatro. Antes mesmo da estréia do tenista no Grand Slam londrino, o técnico Larri Passos declarara que seu pupilo "iria se divertir em Wimbledon".

Se Kuerten, 23, não tem um bom rendimento na grama, Woodruff, 27, tem um pior ainda. Esta foi a terceira vez que é eliminado na primeira rodada de Wimbledon. Somente na edição anterior, conseguiu vencer uma partida.

A grande arma do catarinense no jogo foi seu saque _obteve 28 aces, contra 11 de seu adversário. Mantendo sua característica ofensiva, Kuerten arriscou mais, venceu mais e errou mais. Foram 44 winners (contra 33), oito duplas faltas (contra três) e 58 erros não-forçados (contra 49).

Na segunda rodada, enfrenta na quinta-feira o sul-africano Justin Bower, que passou pelo italiano Davide Sanguinetti, também por 3 sets a 1.

Caso avance para a terceira fase, o brasileiro impede que o australiano Lleyton Hewitt e o russo Ievguêni Kafelnikov o ultrapassem na corrida dos campeões. Pela disputa da liderança mundial nesta temporada, restaria somente Norman, que também venceu na estréia.

No primeiro set, as duas únicas oportunidades de quebra de serviço aconteceram no sétimo game, quando Kuerten abriu 4 a 3, para administrar a vantagem e fechar em 6/4.

Woodruff conseguiu empatar a partida na parcial seguinte com um erro do juiz português Jorge Dias. Kuerten sacava com o placar em 5 a 4, a bola saiu, o árbitro deu dentro, e o norte-americano empatou.

O brasileiro se irritou muito e discutiu duramente com o juiz após o lance e depois do 11º game, alegando preconceito. No tie-break, aproveitando-se do descontrole de seu rival, Woodruff fez 7/5.

O quarto set foi o mais disputado, o catarinense, ainda abalado com o erro, permitiu a quebra de seu saque no terceiro game. E conseguiu impedir nova derrota no game decisivo, o décimo quando o norte-americano sacava para fechar. No 12º, Kuerten impôs nova quebra e fechou em 7 a 5.

Ambos os tenistas confirmaram seus serviços na quinta parcial, levando-a para o tie-break novamente, quando o brasileiro foi superior e fechou em 7/5.

 

 
Confira as Chaves  
Chave 1  
Chave 2  
Chave 3  
Chave 4  
   
Todas as Campeãs  
   
Todos os Campeões  
   
Conheça os Cabeças-de-chave  
   
Quem você acha que vai vencer Wimbledon?