ESTUDO COM PIPOCA

Assembléia

As primeiras colônias inglesas da América do Norte foram concessões dos reis da Inglaterra para companhias particulares de comércio, que se encarregavam do povoamento, da distribuição de terras e do auto-governo.

A Companhia da Virgínia estabeleceu na colônia os mesmos direitos e liberdades da Inglaterra, principalmente os estabelecidos pela Magna Carta de 1215, pela qual o rei não poderia decretar impostos, ou suspender leis, sem a autorização do Parlamento, e nenhum indivíduo seria condenado sem processo e julgamento. Foi criada uma assembléia local cujas leis, por ela aprovadas, deveriam ser submetidas à sanção da companhia na Inglaterra. Quando as colônias começaram a dar lucros, as concessões não foram renovadas, e os reis as subordinaram à Coroa, porém mantiveram as assembléias e os direitos já estabelecidos.

Posteriormente, o Bill of Rights, conseqüente da Revolução Gloriosa (1688 / 89), ampliaria esses direitos, consagrando de vez a tolerância religiosa, reduzindo a autoridade do rei e iniciando o sistema parlamentarista.

Na época em que se passa o filme (1776), nas 13 colônias havia um número de eleitores superior a qualquer parte do mundo onde isso era permitido; bastava ter 50 acres de terra para votar. Porém, para ser eleito era necessária uma renda superior, determinada pela assembléia de cada colônia. Na Carolina do Sul, onde se passa o filme, exigia-se a posse de 200 hectares de terra e dez escravos ou propriedade no valor de 1000 libras esterlinas.