Dicas de gramática

A gramática chega à Folha Online

DÍLSON CATARINO *
especial para o Fovest Online

Olá, caros internautas. A partir de hoje, teremos um encontro semanal, para esclarecimento de aspectos gramaticais variados, desde pequenas questões ortográficas a grandes problemas sintáticos.

O primeiro assunto será crase. Perceba que, na frase apresentada ("A gramática chega à Folha Online"), ocorreu o acento indicativo de crase, denominado “acento grave”. Vejamos o porquê (clique nas palavras grifadas para ver exemplos):

Para saber se o acento grave deve ser utilizado, o primeiro passo é observar a palavra posterior ao “a”: ela tem de ser feminina, pois somente diante de palavras femininas ocorre a crase, com exceção de frases que tenham as expressões “maneira de” ou moda de subentendidas.

O segundo passo é observar se há verbo indicador de destino (ir, vir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se). Caso haja, substitua-o por outro verbo, agora indicador de procedência (voltar, por exemplo); se, na indicação de procedência, surgir “da”, na indicação de destino, ocorrerá crase. Clique aqui para ver exemplos.

O terceiro passo, se não houver verbo indicando destino, é trocar a palavra feminina por outra qualquer masculina. Se, diante da masculina, surgir ao, diante da feminina, ocorrerá crase.

Aí estão as explicações. Há vários casos especiais referentes ao uso da crase, mas isso deixaremos para outro dia.
Até mais ver.
*DÍLSON CATARINO é professor de língua portuguesa e poeta. Ele leciona em Londrina (PR)
Teste aqui os seus conhecimentos e veja o quanto aprendeu sobre crase

Saiba mais sobre a língua portuguesa no site
Gramática On-line

Mande suas dúvidas de português que o professor Dílson Catarino responde. Se quiser mande também sua redação, que ela será corrigida. As questões mais pertinentes e os melhores textos serão publicados no Fovest Online