ESTUDO COM PIPOCA

Guerra dos Sete Anos (1756 - 63)

Foi um conflito que envolveu de um lado a Inglaterra e a Prússia; do outro, França, Áustria e Rússia. A disputa estende-se pela América, Europa e Índia. Nas colônias inglesas da América do Norte é conhecida como Guerra contra os Franceses e Índios , pois os exércitos de ambos os lados envolveram tribos indígenas na luta.

A vitória inglesa foi selada com o Tratado de Paris, pelo qual a França cede o Canadá, o vale do Ohio e parte das Antilhas para os ingleses, mas mantém o Haiti, Guadalupe e Martinica; para os espanhóis, que auxiliaram os franceses na América, a França entrega o oeste do Mississipi, enquanto os espanhóis dão a Flórida aos ingleses.

Para vencer a guerra, o primeiro ministro inglês Willian Pitt despejou tropas e dinheiro sobre as colônias. Por isso, os gastos militares foram altos; para reequilibrar o orçamento os britânicos decretam pesados impostos aos colonos americanos, o que considerado como uma das causas imediatas para o início do movimento para a independência dos Estados Unidos.

A formação de tropas coloniais na Guerra dos 7 Anos, da qual os personagens Benjamin Martin e coronel Burnwell são exemplos, facilitará posteriormente a participação voluntária na guerra da Independência. Nessa guerra também surgiu a lenda popular, utilizada em "O Patriota", dos soldados coloniais disparando detrás das árvores contra as fileiras de soldados em linha, a qual inspirou o roteirista Robert Rodat na criação da cena em que Martin, ataca como "Rambo" no século XVIII, secundado pelos filhos Samuel e Nathan; o quadro novamente se repete quando ele, já com a fama de "The Ghost", comanda a milícia.