ESTUDO COM PIPOCA

Reverendo Oliver

Durante o século 18, convivem nas colônias inglesas, presbiterianos, batistas, metodistas, anglicanos, quakers e congregacionalistas. Os três primeiros promoveram o "Grande Despertar", movimento que visava revitalizar a religiosidade, no qual a autonomia das comunidades, para optar pela forma de conduzir as práticas religiosas, é uma das essências. Nesse aspecto, são contra a hierarquia sacerdotal existente na Igreja Anglicana, religião oficial da Coroa Britânica, que para eles corresponde a uma estratificação social rígida, diferente da sociedade do Novo Mundo, na qual a mobilidade era possível em muitos casos.

Muitos pastores, como Abraham Keteltas, sustentavam a luta dos americanos como "a causa da verdade, contra o erro e a falsidade...a causa da religião pura contra a intolerância, a superstição e as distorções criadas pelo homem...em resumo, é a causa do céu contra o inferno....dos escolhidos pelo Grande Pai do Universo contra o príncipe das trevas, destruidor da raça humana."

Um outro pastor, Peter Muhlenberg, durante um sermão para os seus congregados, tirou as roupas clericais e exibiu o uniforme de oficial da milícia da Virginia. A troca da peruca pelo chapéu comum e o fuzil, feita no filme pelo reverendo Oliver, é uma atitude semelhante.

A Declaração da Independência dos E.U.A. decorre da lei natural que instituída por Deus, conferiu aos homens "direitos inalienáveis" cuja proteção constitui a finalidade dos governos. Estes, portanto, perdem sua legitimidade, desde que ignorem tais finalidades.