Imagens do dia Imagens da semana Projetos Especiais Infográficos e charges  
    2   Alex Silveira
fotografo do jornal "Agora São Paulo" que foi atingido por uma bala de borracha
  18guerra1.htm18guerra11.htm1314  
    rofessores, funcionários da saúde, metroviários, motoristas de ônibus reunidos em um protesto por melhores salários na avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo. O cenário, preferido dos manifestantes, virou praça de guerra no dia 18 de maio quando a tropa de choque entrou em ação.

De um lado, os manifestantes dizem que a tropa de choque partiu para a violência. Do outro, a polícia afirma que teve de agir quando os grevistas invadiram a outra pista da avenida Paulista, impedindo o tráfego. No final, o saldo foi de 38 feridos, incluindo cinco policiais e um fotógrafo do jornal ‘Agora São Paulo‘, e nenhum acordo de reajuste.

O governador Mário Covas justificou o uso da tropa de choque. ‘Eles pediram por favor, primeiro. Você viu alguém sair da rua? Lógico que era preciso usar bomba.‘ Já a Apeoesp (sindicato dos professores) diz que vai entrar com representação no Ministério Público, pedindo denúncia criminal pela agressão e indenização por danos morais aos feridos.

No dia 25, os grevistas mudaram de endereço e foram protestar na frente do Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador. Sem truculência ou confronto, os manifestantes continuaram sem resposta, já que Covas não os recebeu.
 

Veja outros Projetos Especiais:

Copyright Empresa Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.