BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  
  Folha Online > Ilustrada > Ana Maria Braga
BUSCA
BIOGRAFIA
Saiba mais sobre a vida e a
carreira de Ana Maria Braga



da Folha Online

Nascida em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo, a apresentadora de TV Ana Maria Braga, 51, deu os primeiros passos no jornalismo como apresentadora de telejornais na TV Tupi, onde também apresentava shows e um programa feminino exibido ao vivo.

Sua formação inicial, porém, não era ligada ao jornalismo. Ana Maria cursou biologia pela USP (Universidade de São Paulo) de São José do Rio Preto.

Depois de formada, mudou-se para São Paulo com o objetivo de fazer um curso de especialização em biologia e conseguiu o emprego na TV Tupi para pagar os estudos.

A partir daí, estudou jornalismo e, com o fim da TV Tupi, em 1980, atuou durante 12 anos fora da televisão como assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.

Em 1992, foi para a Record, onde apresentou o programa vespertino “Note & Anote”, que tinha quadros de artesanato, culinária e música. Ficou à frente da apresentação, produção e direção do programa durante sete anos.

O sucesso do “Note & Anote” lhe rendeu um convite para mudar de emissora. Em julho de 1999, foi para a Globo, onde estreou o programa “Mais Você” no dia 18 de outubro, das 13h45 às 14h45. O horário antes era ocupado pelo “Vídeo Show” e pelo “Vale a Pena Ver de Novo”, que passaram a ser exibidos em seguida.

Na estréia, o programa registrou uma média de 24 pontos, segundo o Ibope (cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).

A média de audiência do “Vídeo Show” no horário era de 17 pontos e a das reprises de novelas girava entre 20 e 24 pontos.

A estrutura do programa não mostrou nenhuma mudança significativa em relação à fórmula do “Note & Anote” da Record.

Ana Maria continuou vestindo suas inconfundíveis luvas, mesmo quando esteve na cozinha. O boneco Louro José, o inseparável papagaio da apresentadora, interpretado por Tom Veiga, também migrou da Record para contar piadas e fazer pegadinhas.

O programa passou a ser exibido das 10h45 às 12h a partir de agosto de 2000, devido à transmissão do horário eleitoral. A audiência caiu, ficando em torno de 9 pontos, e, em novembro, Ana Maria fez um desabafo ao vivo, “tirando as luvas”.

Em março deste ano, depois de um período de dois meses de férias, o “Mais Você” voltou ao ar dirigido por Marlene Mattos, em novo horário, das 8h às 9h30. Neste horário, a média de audiência fica entre 6 e 7 pontos.

Na época, a apresentadora decidiu mudar de nome, para tentar mais sorte. Queria se chamar “Ana Marya”, aconselhada por especialistas em numerologia afro. Mas desistiu, segundo ela, por causa das milhares de cartas, telefonemas e e-mails que teria recebido de telespectadores e numerólogos contrariando a mudança no nome.

Hoje, Ana Maria Braga grafa seu nome com i, mas sem o pingo, seguindo as orientações de duas correntes da numerologia. Paula Omin, da numerologia afro, e Aparecida Liberato, irmã de Gugu Liberato, representando a numerologia pitagórica, foram as conselheiras.

Esta não é a primeira vez que a apresentadora luta contra o câncer. Em 91, teve um melanoma (câncer de pele), e, em 98, teve um tumor benigno, que não chega a ser câncer, no útero.
(ADRIANA RESENDE)


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.