BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Ilustrada > Free Jazz
BUSCA
POUCAS E BOAS
Conheça os bastidores do Free
Jazz Festival em São Paulo



Chacoalhando
O ator Rodrigo Santoro estava no Cream na madrugada desta segunda-feira, aguardando pela notória apresentação de Fatboy Slim. Enquanto o DJ não entrava no palco, o jeito era dar uma volta para conhecer o ambiente, acompanhado de uma amiga. Quem passou boas horas na pista também foi o vocalista da banda mineira Jota Quest, Rogério Flausino.

Mais famosos na área
Na última noite do Free Jazz em São Paulo, mais famosos apareceram pela área do festival, no Jóquei Clube. Nando Reis e Marisa Orth foram vistos circulando pelo Village. Quem também deu as caras foram o ator Marcelo Serrado, o ator Nico Puig, o cantor Marcelo D2 e o vocalista do Pavilhão 9, Rossi.

A glória é...
Depois dos steps nas pistas, dos pufs e de outras maneiras de ficar mais alto na hora de dançar, a glória no Free Jazz Festival é subir no palco para dançar atrás do DJ no Cream. A experiência, iniciada no sábado, transformou anônimos em "celebridades" de uma hora para a outra. Quem pôde subir, sabe!

Pontualidade
Os shows do domingo no Free Jazz de São Paulo, o último dia do festival, estão bem mais pontuais que nos outros dias. Talvez por ser domingo, e amanhã a galera tem de enfrentar a volta ao escritório, talvez pelo respeito ao público, que lota o Jóquei Clube nesta noite. O que se sabe é, no entanto, que Fatboy Slim tocou até as 6h30 no Rio de Janeiro e, em São Paulo, capital techno, que o público o aguarde.

Só nas mascaras
O DJ inglês Richard D. James só apareceu no Main Stage por meio das máscaras que os fãs usaram do personagem que ele criou, o Aphex Twin. Ele, que já havia feito o mesmo no Rio de Janeiro na madrugada de sábado, se apresentou escondido atrás de uma mesa, no meio das caixas de som e na maior escuridão, deixando o público na dúvida se a apresentação já havia começado.

Do povo
O DJ Roni Size terminou sua apresentação no Main Stage do Free Jazz na madrugada de domingo, dia 27, desceu do palco e ficou conversando com o público na pista. Simpático, né?!

Os "sem-ingresso" invadem a cena
Cerca de seis pessoas conseguiram entrar na tenda onde estão sendo realizados os shows do Main Stage no Free Jazz de São Paulo, no Jóquei Clube, por meio de um buraco aberto na lateral. Os “penetras” entraram durante o show dos DJs do Roni Size Reprazent. No sábado, segundo dia do Free Jazz em São Paulo, o Village ficou muito mais cheio que na sexta, mas os palcos não estavam com toda esta bola.

Aprovado
Zuza Homem de Mello, crítico de música e um dos curadores do Free Jazz, assistiu da platéia do New Directions a apresentação quente do Funk como Le Gusta. Pela expressão no rosto, deve ter aprovado o show.

Strip-tease
No final do show de Baaba Maal, segunda e última apresentação do New Directions neste sábado, dia 26, em São Paulo, o clima ficou "bem quente" e um dos percussionistas se despiu da longa bata que usava e ficou sem camisa no palco.

O Cream é tudo de bom
O palco Cream, criado neste ano pelo Free Jazz Festival para abrigar as tendências da música eletrônica, foi a melhor invenção do gênero depois da tenda Eletro que rolou no Rock in Rio 3, em janeiro passado. O Cream é o espaço democrático onde tudo e todos se encontram para dançar, e muito. É lá que Fatboy Slim vai dar seu show nas picapes no domingo, dia 28.

Tem pizza no pedaço
O Main Stage é o palco que, depois do Cream, é o mais animado do Free Jazz Festival. Os mais enjoados, digestivamente falando, no entanto, não conseguem ficar por lá muito tempo. É que grudado à tenda do palco está o Piola, com sua produção em massa de pizzas, e o cheiro extrapola as paredes e chega incorporando a pizzaria no local. E olha que as pizzas do Piola são irresistíveis, hein!

Famosos
Cazé Peçanha assistiu aos shows do palco Club nesta sexta-feira, mas saiu rapidinho quando as apresentações estavam para terminar. Na última quinta, a Globo anunciou um corte nos gastos e ele, que teve uma má experiência com o programa “Sociedade Anônima” e agora tentava uma sobrevida no “Fantástico”, foi podado da emissora. Falar com repórteres? Parece que não ali.

Famosos - extra!
No segundo dia de Free Jazz em São Paulo, no entanto, Cazé Peçanha passou pela sala de imprensa, tirou algumas fotos, mas não falou nada...

Famosos 1
Quem estava na platéia da bola da vez Belle & Sebastian era o DJ e músico Kid Vinil, presença obrigatória nas edições do Free Jazz. Acertou em cheio o cartunista Caco Galhardo, da Folha, que em ótima charge publicada na sexta-feira testava o conhecimento do público, desafiando a encontrar Kid Vinil no evento. Clique aqui para ver.

Famosos 2
Sem ingresso para ver o papa do jazz Moacir Santos no Club, Luciana Mello perambulou pelo Village -o espaço comum e democrático do Free Jazz e que é aberto a todo mundo, inclusive os “sem-ingresso”- antenada às novidades da festa. Ela volta ao local no sábado para fazer uma jam-session no palco da Coca-Cola Light.

Educação 10
O público e a organização do Free Jazz está de parabéns. Corretamente políticos, todos colaboraram para que o chão estivesse limpo, sem lixo, e para que o evento acontecesse na maior paz. Sinal de harmonia em tempos tão difíceis.

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.