Publicidade

Ilustrada

Preconceito religioso em Duas Caras?

A Globo reagiu à reportagem da Record de ontem à noite, na qual a emissora atacou o "preconceito religioso" que a novela "Duas Caras" estaria promovendo (segundo a própria Record). Para o diretor da Central Globo de Comunicação (CGCom), Luis Erlanger, a atitude mostra como a Record é preconceituosa e confunde ficção com realidade.

"Chute na santa, campanha para acabar com as festas de São João etc., isto, sim, é coisa da vida real. O que se passa em "Duas Caras" é só uma ficção, afirmou Erlanger à Folha Online.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
silvio selva (21) 18/03/2008 12h02
silvio selva (21) 18/03/2008 12h02
Senhor Lourival, não sei quem o senhor pensa que é para dizer o que uma pessoa deve fazer, ou como deve se chamar, tenho orgulho de meu sobrenome e não preciso de sugestões a respeito dele; o que sei é que não preciso fundar igrejas para me manter, outra coisa: falam que igrejas protestantes afanam dinheiro de incautos: e a Santa Madre Igreja, o que faz com suas ONGs ineficientes, seus templos e suas cestinhas de ofertas, toda religião fomenta ódios, intrigas e mentiras, toda religião usa da boa fé das pessoas, a que diz que mortos falam, a que diz que pílulas de papel fazem milagres, a que tira o demonio do corpo e a que garante que acender velas na encruzilhada causa boa sorte... nunca se ouviu falar de ateus linchando "pecadores", fazendo cruzadas para defender a fé, ou queimando livros...Agora basta ver que se juntassem todo dinheiro arrecadado por católicos, espíritas, macumbeiros e evangélicos, com certeza não haveria mais fome no mundo, sou ateu sim filho de ateus, minha filha de 14 anos não consegue acreditar em ressurreição e coisas do gênero e acima de tudo, somos felizes e tranquilos com nossa vida... 7 opiniões
avalie fechar
Diego Oliveira (4) 18/03/2008 11h35
Diego Oliveira (4) 18/03/2008 11h35
Acho que a globo força um pouco no caso da evangelica fanatica. Mas tbm não concordo com a Record que diz que só a Universal é que é perfeita, q se vc for para a Universal vc vai ganhar seu lugar no ceu... Eu sempre procuro ver os programas da universal para formar uma opinião. O que vejo é sempre a mesma coisa. O cara está no fim do poço, vai para universal, e começa a ganhar dinheiro, ser feliz materialmente. Aí eu me pergunto: e o seu lado como ser humano? Está feliz? Ele está ajudando alguem a ser feliz como ele? Acho essa forma de ele dizer que as religiões que lidam com espiritos são demoniacas, totalmente preconceituosas. Chico Xavier, nos ultimos dias de vida, no entanto, já nos alertava, para que não tenhamos repulsa, raiva, ou algo do tipo com as outras religiões. Ele já antecipando tudo o que está acontecendo, pediu para nós nos respeitarmos, que respeitarmos as outras religiões, pois TODAS tem uma ideologia, um principio bom. 4 opiniões
avalie fechar
cristiane mendonca (1) 18/03/2008 10h53
cristiane mendonca (1) 18/03/2008 10h53
TAGUATINGA / DF
Amados,
Precisamos urgentemente nos conscientizar de que necessitamos ir em busca da "palavra de Deus". Essas religiosidades estão matando nossa fé. Passamos tempo discutindo sobre guerrinhas de religiões, enquanto que Nosso Pai, apenas espera o momento em que A Sua Palavra vai proliferar... Sabe, A Paixão de Cristo foi para salvar a todos indistintamente, temos que viver de modo que Cristo nos olhe e diga: - Valeu a pena ter me sacrificado por você. Sejamos pois cristãos de fato, conforme ordena a Palavra. Não vamos nos deixar ser dominados pela ira vã e fútil que não nos levará a lugar algum , muito menos nos edificarão, apenas farão que nossos corações sejam endurecidos, e, caso isso aconteça, quem perde somos ´nós mesmos, pois, deixaremos de dar espaço para boa e perfeita vontade de Deus, para fazermos vontades ínfimas do mundo... Pensem nisso!!! Apenas orem por todos, pois somos indistintamente irmãos em Cristo; Quer vcs queiram quer não. Isso vcs não poderão mudar.. O Perdão faz bem para quem perdoa não para quem é perdoado.. Pensem nisso e liberem o perdão indistintamente.
Que a paz do Senhor reinem em seus corações.
Amém!!
11 opiniões
avalie fechar
Ricardo Flórido (29) 18/03/2008 10h10
Ricardo Flórido (29) 18/03/2008 10h10
ME DIZ UMA COISA.. QUANDO AQULE SER EM 95 CHUTOU A SANTA., QUANDO ELES CRITICAM AS OUTRAS RELIGIÕES(UMBANDA, CANDOMBLE.KARDECISTAS E OUTRAS) ELES PODEM???E ISSO O QUE ELES FAZEM É REALIDADE, E NÃO FICÇÃO??SEM DISCRIMINAÇÃO;;; MAS 'ALGUEM MORA DO LADO DE UMA IGREJA EVANGELICA////??? NEM QUEIRAM........ 17 opiniões
avalie fechar
Aliandro Miranda (1) 18/03/2008 10h03
Aliandro Miranda (1) 18/03/2008 10h03
Rede Globo? Nenhuma surpresa. Ficaria surpreso, mesmo, se uma novela ou telejornal dela fosse imparcial.
Estou gostando de ver, alguém se levantando contra esta casta, que se acha dona da verdade e tenta empurrar ao povão suas ideologias. A briga precisava ser comprada por alguém.
Não vejo a hora deste império ruir, seja pelas mãos de quem for!
8 opiniões
avalie fechar
Samuel Machado Filho (2) 18/03/2008 09h01
Samuel Machado Filho (2) 18/03/2008 09h01
SAO PAULO / SP
Essa intolerãncia da Globo a evangélicos está me lembrando em muito o ex-deputado estadual Afanásio Jaszadji, do Democratas. Para mim ele é um mercenário da Globo, pois vive pedindo o fechamento da Record por prazer e alegria, só por ela pertencer ao meio evangélico. Para ele, evangélico não pode ser dono nem de uma pastelaria de esquina! O que será que esse Afanásio tem na cabeça? Pra mim ele não passa de um Hitler católico nascido na Moóca!!! 8 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 18/03/2008 06h00
sérgio carneiro (236) 18/03/2008 06h00
A Globo esta tentando dar um "troco" na Record.
Em setembro de 2007 a Record lançou o seu canal de noticias 24 horas, Record News, na TV aberta concorrendo com a Globo News na TV paga. A Globo buscou, em Brasília, impedir alegando ilegalidade, tempos atrás ela teria conseguido, mas como a situação e a política mudaram. 1 a 0 para a Record.

Reclamou que a Igreja Universal paga a Record para exibir seus cultos, no horário da madrugada, um valor bem superior ao horário "nobre" da Globo e que o Edir Macedo, via Universal, estava apoiando a Record, mas sua voz não teve eco. 2 a 0 para a Record.

A Record cresceu em, investimentos publicitários do governo federal, de 2003 a 2007 mais de 150% enquanto a Globo cresceu menos de 59%. 3 a 0 para a Record.

A Globo praticando seu " Jus Esperneandi" (leia-se " Atitude Desesperada") exibindo cenas envolvendo evangélicos, tentando atingir a Record. 4 a 0 para a Record.

Nada justifica, pela disputa pela audiência, envolver religião. A Globo deve ter em mente que existe evangélicos de outras igrejas que assistem suas novelas. Se quer reconquistar a audiência perdida trabalhe na grade de sua programação, veja o que o publico gosta de assistir. Uma coisa eu admito, a qualidade da Rede Globo é indiscutível e o mesmo para a sua produção, mas seu conteúdo, na minha opinião esta deixando muito a desejar.

Toda concorrência é salutar, que assiste acaba ganhado. Respeite o consumidor. Respeite! Por favor.
21 opiniões
avalie fechar
Alan house (1) 18/03/2008 04h41
Alan house (1) 18/03/2008 04h41
Uma dramaturgia fictícia não deveria levantar tanta polemica se não fosse a eventual verdade por de traz dela...
Bom não sei onde vocês vivem, mas na minha cidade tem uma igreja evangélica (não quer dizer que seja a universal) onde os fieis ficam gritando, e gritando muito auto... já crianças com medo... Se isto não e alienação nem quero ver um alienado de verdade...
Já vi muitos crentes dizerem coisas do tipo! Nossa isto é coisa do demônio sai pra lá coisa ruim... E outros termos estapafúrdios... Eu nunca assisti a novela, o que sei e apenas por debates como este, e o que vi no jornal na Record...
A Record é como o macaco que senta em cima do rabo para falar do rabo do outro...
A rede globo sempre abordou temas diversos, alguma polemica e muitos fatos fictícios e personagens fictícios... Ate ai o que tem de mais?
Bom pelo que sei a rede globo não tem nenhuma ligação com nenhuma religião... Ao contrario da Record que seu fundador e proprietário de uma rede, alias rede esta que compete audiência com a globo... Os novelas e alguns programas da Record leva ao ar obscenidades, falta de pudor, perversão... Já ouviram as piadinhas do show do Tom?
Desrespeita não apenas religiões e sim todas as pessoas... os Gay por exemplo são metralhados por piadinhas (sem graça por sinal), crianças assistem, já que é reprisado a tarde... Isto a Record não vê? Penso que por ser um canal cujo o dono e um líder religioso, não deveria se prestar a isto...
20 opiniões
avalie fechar
ale ale (4) 18/03/2008 03h53
ale ale (4) 18/03/2008 03h53
Bom, eu penso que há exagero ou a chamada estereotipização dos evangélicos numa compilação de comportamentos criminosos e anti éticos na personagem de uma tele-novela da Rede Globo de televisão. Claramente isso está posto. E penso ser correto, e procedente o protesto das comunidades evangélicas. A Rede Record, uma televisão pertencente a um grupo evangélico, exibiu no seu programa dominical - Domingo Espetacular - as reações desencadeadas por esse fato. Talvéz, se o que se quer é aplacar toda a forma de intolerância religiosa, comportamental (orientação sexual) ou até mesmo étnica, a Rede Record não deveria mais exibir na sua grade de programação nenhuma produção como filmes/novelas/seriados, sejam produções da TV Record ou Internacionais/comprados e retransmitidos por exemplo, onde também se esteriotipiza o árabe como terrorista, o alemão como nazista, homossexualidade como problema patologico e/ou pervertidos sexualmente principalmente o que é comum ser visto- nos programas religiosos da IURD na Rede Record é a inferiorização de rituais e procedimentos de religiosidade africana. Como posso exigir respeito à minha dignidade religiosa ou a dos meus fiéis, se afirmo com convicção que uma vela acesa ou um ritual na beira de uma praia/na cachoeira são heresias, paganismo no sentido pejorativo e maléfico, ligações satânicas? Me parece que as ações de certos grupos evangélicos e em especial da IURD não correspondem com os atos por eles propagados. 3 opiniões
avalie fechar
Adriano Souza (133) 18/03/2008 00h43
Adriano Souza (133) 18/03/2008 00h43
Analisemos a questão sem a conotação religiosa envolvida. As emissoras Globo e Record, há anos travam acusações e reportagens que tentam denegrir a concorrente. No caso citado como a Record é da IURD, o fato tenta afetar a IURD, para atingir a rede de TV. A Record também já fez matérias para atingir ou a Globo ou a família Marinho. Na verdade a questão é religiosa sim: o deus deles é o DINHEIRO ! Se o sucesso de uma causa prejuizo a outra então......ao ataque..... 7 opiniões
avalie fechar
André Luis Nakamura (24) 18/03/2008 00h20
André Luis Nakamura (24) 18/03/2008 00h20
Até mesmo para o mais simplório telespectador, fica bem claro que mesmo sendo uma obra de ficção, as cenas da novela apresentaram uma imagem difamatória e claramente direcionada aos evangélicos, sou católico, e justamente por isso achei um absurdo esta ridicularização e chacota com outra religião, somos um país de paz, só faltava uma emissora começar a "criar uma guerra santa", faltou bom senso e respeito pela liberdade religiosa. Se é ficção, porque não colocam outras religiões em situações ridículas? Falhou a Rede Globo, e seja qual for o brasileiro, de qualquer que seja a religião, co certeza não está a espera de uma guerra religiosa em nosso país.
Há muito assunto para "brincar" a Globo deveria começar a respeitar religiões e etnias, seus principais alvos de ataques velados.
27 opiniões
avalie fechar
edson jose pereira jose (2) 18/03/2008 00h14
edson jose pereira jose (2) 18/03/2008 00h14
RIBEIRAO DAS NEVES / MG
QUANDO UMA PESSOA TEM POBLEMA COM OUTRA POR QUALQUER MOTIVO QUE SEJA NAO ADIANTA ELA FICAR BATENDO EM OUTROS, PORQUE NAO AFINADADE COM O BISPO EDIR MAÇEDO NAO ADIANTA QUERER VOLTAR OS MENBROS DA IGREJA CONTRA ELE POIS NAO SEGUIMOS O EDIR MAÇEDO POIS QUEM MORREU NA CRUZ? ATACAR O EDIR MAÇEDO POR SER USADO POR DEUS PARA COVERTER PESSOAS A CRISTO E NORMAL POIS CRISTO NAO TINHA MOTIVOS PARA SER CRUSIFICADO MAIS OS RELIGIOSOS ARRUMARAN,E O CRUSIFICARAM, GOSTARIAMOS DE VER TODO MATERIAL QUE E USADO PARA PROMOVER O MAIOR HOMEN DA HISTORIA DA HUMANIDADE JESUS CRISTO, EM QUALQUER TUMULO ESTA ESCRITO A SEGUINTE FRASE ELE JAS AQUI, MAIS EM JERUSALEM ESTA ESCRITO EM TODAS AS LINGUAS ELE NAO ESTA MAIS AQUI ELE RESSUÇITOU,VAMOS PROMOVER MAIS A CRISTO E DEIXA OS HOME NS QUE PREGAM O EVANGELHO FAZER O SEU TRABALHO SO ASSIM O MUNDO SERA MELHOR PARA NOS TODOS FALE DE CRISTO FALE QUE ELE CURA LIBERTA TAMBEM E O DEUS DA PAZ. 2 opiniões
avalie fechar
alex santiago (1) 17/03/2008 23h58
alex santiago (1) 17/03/2008 23h58
posso falar com categoria sobre o que ocorreu na novela. sou evangélico a 23 anos. Cresci nesse meio e conheço as indiosincrasias que ele tem.
sou de uma época que evangélico perdia emprego por causa da sua fé. eu mesmo, sofri várias humilhações na escola por ser crente.
Mas um dos pilares que envolve a fé cristã evangélica é o amor ao próximo e de oferecer o outro lado do rosto caso sejamos ofendidos. voltando ao assunto. o caso da globo foi ridículo e tendencioso. não conheço, ao longo da minha vida e da minha vida cristã, nenhum crente que seria capaz de fazer aquilo com aquela mulher ou com um homossexual(isso nem faz parte da personalidade dos brasileiros). somos um povo de personalidade forte e conduta que tentamos seguir segundo nossos preceitos. mas isso, em momento algum, nos leva a ser cegos. vale ressaltar que os princípios de direitos humanos começaram na Bíblia.
o que não acho justo é que, por interesses econômicos e políticos, a globo comece a ultrajar os evangélicos afim de denegrir a imagem da iurd(que muitos nem consideram mais como igreja evangélica e eu sou um destes).
Tudo isso é mera guerra financeira, mas pq estereotipar toda uma classe desse jeito?
6 opiniões
avalie fechar
Deus é um só. Ele nos criou à sua imagem e semelhança.
Somos criaturas de Deus, quando não conhecemos ou não seguimos seus mandamentos, vivendo nos prazeres e vícios do mundo, sem se incomodar, inclusive, em amar nosso próximo. Desta forma, estamos longe de ser chamado de FILHOS DE DEUS e merecedores de suas bençãos. Ninguém precisa ser religioso para ser filho de Deus. Basta respaldar sua vida na Bíblia Sagrada (qualquer uma) e, desta forma, aprenderá a plantar para melhor colher na vida eterna.
Não dêem ouvidos àqueles que fomentam o mal em busca de Ibope. Se a IURD, a GLOBO, a RECORD, os evangélicos, católicos, espíritas, afro-descendentes e outros não estiverem em acordo com a Palavra de Deus, serão por Ele julgados. E aí então... Deus sabe cuidar de suas coisas. Ele criou o Céu e a Terra.
2 opiniões
avalie fechar
Gilmar Lopes (1) 17/03/2008 23h43
Gilmar Lopes (1) 17/03/2008 23h43
Não sei porque os evangélicos estão irritados com a novela da Rede Globo? Afinal, a evangélica Edivânia não estaria fazendo o trabalho de DEUS (apedrejar homosexuais, lésbicas, etc... até a morte)?
Acho que os evangélicos não deveriam se sentir ofendidos, eles deveriam ser mais realistas e aceitar que o show de intolerância religiosa na novela Duas Caras é condizente com os preceitos cristãos e com a bíblia que manda apedrejar homosexuais, lésbicas e afins até a morte!
7 opiniões
avalie fechar
edson jose pereira jose (2) 17/03/2008 23h36
edson jose pereira jose (2) 17/03/2008 23h36
RIBEIRAO DAS NEVES / MG
tenho 39 anos a 15 sirvo o senhor jesus falamos daquilo que conheçemos que e cristo,tem muita gente por ai falando do que nao conheçe,e ate julgando o que esta escrito na biblia nao pode contratar um conzinheiro para ser jornalista.neste mundo importa primeiro defender os nossos direitos e depois se sobrar tempo matamos a sede do outro,se voçes soubese o quanto o espirito santo fas bem.o povo sofre por nao conheçer a deus mais conheçer de verdade nao por informaçao mais na essençia pois esta escrito si o povo que si chama pelo meu nome si humilhar e min buscar eu ouvirei dos çeus e sararei a sua terra. que deus abençoe a todos 1 opinião
avalie fechar
Causa-me tristeza quando leio este assunto na imprensa. Os irmãos evangélicos, espíritas (de qualquer natureza) e católicos (tradicionais ou carismáticos), estão sendo usados como massa de manobra nas mãos de interessados em fomentar contendas religiosas para dar Ibope. Na minha vida, iniciei como católico; no entanto, não encontrei na religião o apoio necessário. Aderí ao espiritismo, chegando até ser Ogan de terreiro. Fui explorado pelo pai-de-santo, pois quando precisava de ajuda financeira, me ameaçava com acontecimentos de problemas em minha vida familiar. Antes de morrer, converteu-se à Igreja Assembléia de Deus, passando a dar testemunhos da vida no candomblé, umbanda, quimbanda e outras. Resolví mudar outra vez, pois neste período, minha vida, tornou-se um inferno. Convertí-me ao EVANGELHO, aos 52 anos, (até então, não conhecia a Bíblia) que me foi ensinado na igreja evangélica. Então verifiquei que podemos ser felizes com tão pouco, pois ele nos exige um compromisso sério com Deus. Ninguém me obrigou a estas mudanças. Mesmo quando falavam mal da igreja que frequento, não dei atenção. Cada um segue a religião que quiser. Eu sigo a Deus, com minha vida em santidade e cumprindo os Seus mandamentos. Se estou certo, então me sigam, pois hoje nada me falta. Quem se diz Cristão e fala em Jesus, tem que seguir a Palavra dele. "Não se pode servir a dois senhores". Escolha o SEU e felicidades! Está escrito: "se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor DESTA terra". 2 opiniões
avalie fechar
Ary Ferreira (4) 17/03/2008 23h12
Ary Ferreira (4) 17/03/2008 23h12
SAO PAULO / SP
Vamos tratar seriamente a questão.
Deixando de lado as brigas inter-emissoras, é óbvio que existe preconceito religioso no Brasil.
Obviamente que a maioria dos evangélicos corresponde mais ao papel de Ezequiel, que é um evangélico centrado.
Porém a novela chama a atenção para as maças podres dentro da religião evangélica. Há sim preconceito, perseguição e intolerância oriunda de alguns ramos da religião evangélica.
Há terreiros sendo apedrejados, queimados, destruidos, filhos de santo apanhando com bíblia na cabeça, desaforos, desrespeito, crianças espiritas sendo humilhadas por professores em salas de aula,etc,etc,etc.....É só observar a iurd, onde o Edir Macedo escreveu com todasas letras em seu livro: "O espiritismo é uma praga a ser combatida com todas as forças".
O Bom da discussão é chamar a atenção para o problema. E quem sabe os evangélicos realmente cristãos não se unem para lutar ao lado de espiritas e católicos contra essa corja que se intitula cristã evangélica, mas que só sabe apontar o dedo e não enxerga os proprios defeitos?
4 opiniões
avalie fechar
Chutar santa é uma falta de respeito, eu concordo. Mas sempre exibir nas novelas personagens evangélicos como gente inculta e ignorante, disso as novelas da globo estão cheias. Nunca se ver um personagem evangélico nas novelas globais, como médicos, adovogados, universitarios, etc. Que tal isso acontecer! Uma evangelica linda empresária, modelo, ou quem sabe, um bem sucedido empresário. Talvez se isso acontecer, a Globo não vai perder tempo, exibirá um "evangélico" rico mas corrupto.
O povo evangélico é o único seguimento social que a taxa de analfabetismo e quase zero, de criminalidade é quase zero. Isto é fantástico!
4 opiniões
avalie fechar
Almir Sá (1) 17/03/2008 22h38
Almir Sá (1) 17/03/2008 22h38
SAO LUIS / MA
Depois de todos esses comentários devemos observar que é verdade que:
A Rede Globo se mantém com seus próprios recursos, já a Record com se mantém com recursos dos fiés da IURD e por causa disso a IURD já está sendo chamada de CASA DA MOEDA.
Só espero que a Record nunca chegue a liderança. Aqui em casa ninguem assiste sua programação, ou seja, para nós aqui de casa ela não existe.
5 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (117)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca