Publicidade

Ilustrada

Preconceito religioso em Duas Caras?

A Globo reagiu à reportagem da Record de ontem à noite, na qual a emissora atacou o "preconceito religioso" que a novela "Duas Caras" estaria promovendo (segundo a própria Record). Para o diretor da Central Globo de Comunicação (CGCom), Luis Erlanger, a atitude mostra como a Record é preconceituosa e confunde ficção com realidade.

"Chute na santa, campanha para acabar com as festas de São João etc., isto, sim, é coisa da vida real. O que se passa em "Duas Caras" é só uma ficção, afirmou Erlanger à Folha Online.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
Ederson Ferreira (1) 17/03/2008 18h47
Ederson Ferreira (1) 17/03/2008 18h47
Por que alguém se acha no direito de criar uma religião? Juro que não consigo entender! Por que Edir Macedo tem razão no que diz? Quem é ele? Apenas para relembrar, pesquisem no Youtube por Edir Macedo. Em suma, o mais triste nessa história é ver um jornalista consagrado como Paulo Henrique Amorim fazer esse papel pateta, hora emprestando sua voz pra defender a IURD, hora participando do Bofe de Elite. 18 opiniões
avalie fechar
antonio roberto simplicio (3) 17/03/2008 18h42
antonio roberto simplicio (3) 17/03/2008 18h42
CURITIBA / PR
A atitude da Globo lembra muito a chamada "Santa Inquisição", em que os protestantes eram considerados hereges e levados para a fogueira. A perseguição contra os evangélicos no Brasil é publica e notória. Não faz muitos anos, no sul do Brasil, os mortos evangélicos eram enterrados em cemitérios particulares, porque a Igreja Católica não permitia que fossem entrerrados nos cemitérios públicos. As tendas e igrejas evangélicas eram queimadas. Pastores e evangelistas expulsos das cidades. Evangélicos eram alvo de deboches. A sociedade mudou. Hoje, cerca de 20% dos brasileiros são ecangélicos. Mas na Globo tudo permanece como antigamente. Evangélicos só aparecem para serem debochados. Logo, seremos maioria e o que será da Globo? Também não aprovo a Record, que não abre espaço em sua programação para as demais denominações evangélicas. Só lembram de nos nas campanhas politicas. Além do mais, a doutrina da prosperidade tanto pregada por ela não resiste a uma boa analise a luz da Biblia... 37 opiniões
avalie fechar
Carlos Souza (1) 17/03/2008 18h40
Carlos Souza (1) 17/03/2008 18h40
BELO HORIZONTE / MG
Gostaria de comentar a opinião de Reinaldo Souza sobre a infelicidade de o Brasil ter sido colonizado por católicos e não por protestantes. Acho importante haver dados reais sobre o assunto, senão fica parecendo que os países mais desenvolvidos o são por causa de uma escolha religiosa e se ignora os aspectos políticos deste assunto. Alguns dados interessantes: do G-7, Espanha, França e Itália possuem forte marca católica. Alemanha é metade católica e metade luterana. Inglaterra é anglicana, portanto, protestante, ms de um protestantismo muitas vezes chamado de católico, devido à proximidade da tradição católica em seus rituais. Por outro lado, Inglaterra, protestante, colonizou India e vários países da África, q continuam pobres. E os EUA, q não colonizaram oficialmente ninguém, impediram o desenvolvimento de vários países pobres através de suas políticas. E, diga-se de passagem, hj, nos EUA, a maior agremiação religiosa é o catolicismo, com 26% da população norte americana, superando a Igreja Batista, com 16% da população (cf. censo 2000 dos EUA). No total, nos EUA, os evangélicos são algo como 40% da população. Porque estou dizendo estas coisas? Porque me incomodam muito o tom bélico q existem em alguns comentários e que geram mais intolerância religiosa. Precisamos construir um país em que haja espaço para todos e todas as religiões e q as leis sejam respeitadas, assim como os direitos fundamentais de todo ser humano. Católicos e evangélicos falam em amor e perdão:vivam-no 39 opiniões
avalie fechar
vaneza costa (1) 17/03/2008 18h37
vaneza costa (1) 17/03/2008 18h37
Bem para mim mesmo sendo catolica nao vi nenhum preconceito em relação a cena da novela, apenas o autor tentou mostrar como o fanatismo é ridiculo e horrivel e não mostrar e ridicularizar os PROTESTANTES mas como a religião diz protestantes são para isso apenas para protestar tudo, mas ninguem olha o lado em que é colocado o ator que tambem fazia papel de protestante e que falava que ela naa devia usar o nome de Deus em vão ninguem menciona isso neh... Nos catolicos nunca protestamos contra emissora nenhuma como a recor por exemplo quando ficou chutando NOSSA SENHORA APARECIDA isso sim foi uma ofença de verdade se eles nao sabem diferenciar aqui vai um exemplo a cena da novela foi apenas um ficção chutar uma santa sim é uma ofença e um grande desrespeito. então parem de ficar criticando e vão aprender a falar em nome de Deus de verdade e diferenciar vida real com ficção e nada de ficar PROTESTANDO A TOA. 16 opiniões
avalie fechar
Sou telespectador assíduo do Domingo Espetacular que por sinal é bem melhor que o Fantástico. No entanto, é descabida a acusação de que a Globo incentiva o preceonceito religioso. O que a Record quer? Proibir a liberdade de expressão numa obra de ficção? Isto quem faz é o Sr. Edir Macedo e seus asseclas, pois em todos os seus programas aparecem "pastores" tirando espíritos de "fiéis" numa clara alusão às religiões afro descendentes, das quais também não sou seguidor, mas merece o respeito de todos, inclusive com previsão constitucional. E o chute na Padroeira do Brasil? Quem não se lembra do vídeo que mostrava este Senhor incentivando os seus "pastores" a extorquir os seus fiéis.
Além do mais, sabemos que a novela mostrou a realidade, pois muito desses "evangélicos" não aceitam qualquer modo de vida diferente, já se consideram todos salvos, já têm cadeira cativa no "céu" e para todos os demais, sejam espíritas, católicos, budistas, islamitas, etc , só está reservado o "inferno". Se assim continuar o Brasil ainda terá uma guerra "santa" por causa desses xiitas, fundamentalistas.
34 opiniões
avalie fechar
Manoel Messias (3) 17/03/2008 18h35
Manoel Messias (3) 17/03/2008 18h35
SAO PAULO / SP
Eu ñ sou frequentador da IURD,mas estava na hra de alguém neste país bater de frente c a toda poderosa Rede Globo,que adora manipular os seus
telespectadores,á mto tempo a citada emissora trata
os evangélicos c desdém e costuma sempre esteriotipa-los......maior exemplo de manipular a população foi no caso do então presidente F.Collor,a tal emissora e a prórpria F.S.Paulo fizeram de td p convecer o povo ir p as ruas,porq havia interesse de derrubar o então presidente,logo depois houve o escandâlos dos anões e o q vimos
foi uma verdadeira omissão dos dois veículos de comunicação,o q a Rede Globo precisar ver,q ñ estamos mas na idade média e porq então ela ñ faz uma pesquisa e seus conceituados autores de
novelas e minisséries,ñ fazem uma novela ou seriado,baseado nos verdadeiros cristãos-evangélicos,aqueles q viajam até os grotões desse
país e até em outras nações,levando a Palavra da Salvação e suprindo mtas vezes suas necessidades básicas,outros,enfrentando risco de vida em alguns países intolerantes e até msm em algumas partes deste Brasil(principalmente no nordeste),enfrentam
a intolerância e até jugunços contratados p mata-los,tem cidades do nordeste onde a mídia ñ vai,q os padres mandam mais do q os prefeitos!!!Agora os cristãos evangélicos de verdade,ñ tem culpa,se ñ perdem seu precioso tempo assistindo o lixo chamado BBB,e ñ perdem tempo c Xuxa,Fastãos e etc!!!!
33 opiniões
avalie fechar
ad luna (1) 17/03/2008 18h33
ad luna (1) 17/03/2008 18h33
RECIFE / PE
NOSSA, É TANTA HIPOCRISIA QUE DÁ ATÉ NOJO!! COMO JÁ FALARAM AÍ, É CONSTANTE O ATAQUE DE MEMBROS DA UNIVERSAL E DE OUTRAS ENTIDADES CRISTÃS (????) A RELIGIÕES AFRO, AO ESPIRITISMO, À ASTROLOGIA, CULTOS ORIENTAIS, A ATEUS, AGNÓSTICOS ETC. ISSO É PÚBLICO E NOTÓRIO. E AGORA VÊM FALAR EM RESPEITO???? É MUITO FARISAÍSMO!!! POR FAVOR!!!! 13 opiniões
avalie fechar
neide santos (2) 17/03/2008 18h31
neide santos (2) 17/03/2008 18h31
Os evangélicos de fato, os sérios, aqueles aos quais devemos respeito,como os Metodistas, Batistas, Assembleia de Deus, Congregação Cristã, não se importaram com esta sátira ao evangélico fanático, apenas a Universal,por que será? porque êles são de fato FANÁTICOS!!!!! E só falm do demônio, de estar com o diabo no corpo, etc..que seita é esta? 14 opiniões
avalie fechar
Marcos de Souza (3) 17/03/2008 18h30
Marcos de Souza (3) 17/03/2008 18h30
SAO GONCALO / RJ
Sou Cristão a 20 anos e nunca vi evangélicos como os da novela da Globo. pelo contrário todo personagem colocado em novelas da tal emissora, são personagens ridículos que não retratam a verdade destes evangélicos.
O recado que tenhos para eles e os "outros" é que podem malhar, pois ninguém segura o nosso crescimento.
26 opiniões
avalie fechar
Edinei Machado (18) 17/03/2008 18h28
Edinei Machado (18) 17/03/2008 18h28
O que a Globo tem muito, é apologia ao homosexualimo e ao espiritismo. São tão infelizes que uma única opinião contra qualquer um desses dois, prontamente é tachado de preconceituoso e fanatismo. Mas a verdade é outra: A verdade é que na marcha para Jesus em SP,a qual participaram milhões, jamais a polícia teve de intervir para prender, recolher panfletos(ensinando como usar drogas) de ninguém. Para os globais "tolerância" é aceitar calado, ensinar todas as crianças, que a imoralidade que eles pregam é normal, natural e muito mais do que isso, evolução. Que pena, mais ainda há tempo para eles; Que se arrependam enquanto existe tempo, amanhã pode ser tarde para descobrir que a "religião deles" e o "modo de vida " que les levam" é uma ilusão. Não apoio práticas da IURD, mas sou cristão e me senti ofendido, mas não importa, Deus nos consola e dá-nos a vitória, prova disso , é que mesmo sofrendo violência vamos avançando seis vezes mais. Enquanto eles, nem mesmo com todo apoio, midiático e estatal não ultrapassam as minorias... 28 opiniões
avalie fechar
Sergio Araujo de andrade (3) 17/03/2008 18h26
Sergio Araujo de andrade (3) 17/03/2008 18h26
ARARAQUARA / SP
Bem, sobre programação de televisão, a discussão fica em se saber qual é a menos pior.Quanto aos ataques, são mútuos,embora os da IURD contra,principalmente as religiões afros, beirem o fanatismo.Quanto ao se chamar pastores de estelionatários e crentes de otários,devemos isso à Indústria da Fé promovida principalmente pela IURD e Internacional da Graça.A falta de respeito é mútua.Temos todo o direito de não acreditar;de não aceitar.Mas temos por obrigação, RESPEITAR.Que falta de profissionalismo sô.Ah, enquanto isso as outras emissoras vão crescendo na audiência.E se dermos uma olhada no inferno,não dá outra: Globo e Record juntinhas no caldeirão do Demo. 31 opiniões
avalie fechar
Vinicius Madeira (3) 17/03/2008 18h21
Vinicius Madeira (3) 17/03/2008 18h21
A reportagem ontem da Record foi ridícula,e mostra claramente a inluência da Universal no seu jornalismo,por mais que a diretoria da emissora negue.Sem contar,nas inúmeras propagandas mostradas nos tele-jornais da biografia O Bispo.Por isso eu não assisto a telejornais da Record e muito menos da Record NEWS.Atitudes como esta fazem com que o jornalismo perca credibilidade.Eu mesmo ja presenciei nas madrugadas onde a emissora vira um meio de culto,pastores falando mal de outras religiões,principalmente a católica. 17 opiniões
avalie fechar
Luiz Alberto Fonseca (1) 17/03/2008 18h20
Luiz Alberto Fonseca (1) 17/03/2008 18h20
Pelo andar da carruagem em pouco tempo viveremos no Brasil os mesmos problemas que vivem o povo de Israel, Líbano, Paquistão, em suma principalmente no Oriente Médio.
Em nome de Maomé milhares de pessoas são mortas diariamente.
O que se pode esperar de "evangélicos" que fazem culto de descarrego? O que se espera de "pastores" que cobram para colocar o nome de fiéis na "fogueira santa de israel"?
Os cultos desta "seita" são grandes encenações teatrais, com direito a "Dubladores" de milagres.
17 opiniões
avalie fechar
Wesley José da Silva (1) 17/03/2008 18h18
Wesley José da Silva (1) 17/03/2008 18h18
ITUMBIARA / GO
Sou evangélico, e realmente acho que o autor da novela foi preconceituoso e não pesquisou pra compor um tema tão complexo. A prova do preconceito esta na forma como o autor trata o espiritismo, com total respeito, o que eu concordo plenamente, como também descordo de chutar santos, ou rotular essa ou aquela crença.
Concordo plenamente com a opinião do promotor que foi citado na reportagem, de que falta tolerância religiosa, e que pessoas desajustadas, se encontra em qualquer religião, e quem somos nós pra julgar essa ou aquela crença.
Infelizmente, o autor está sim, conduzindo esse tema na novela de forma totalmente preconceituosa e debochada.
26 opiniões
avalie fechar
OLAIR MARIA PETERLE (2) 17/03/2008 18h17
OLAIR MARIA PETERLE (2) 17/03/2008 18h17
VILA VELHA / ES
É tudo verdade o que o senhor Silvio Selva diz. Só não enxerga quem não quer. Também sou agnostica e acho as religiões uma tremenda pilantragem e meio de ganhar a vida .A católica por ter como lider um papa que só fala besteira e acoberta a pedofilia. As evangélicas estão aí, pra toda pessoa lúcida e esclarecida constatar. Uma centena de espertalhões ludibriando milhares de pseudos fiéis apocalipticos, fanáticos e incultos, para tomar dinheiro do povo . Como se Deus (será que existe?) precisasse de dinheiro.
Ora , façam favor vão catar coquinhos........
30 opiniões
avalie fechar
OLAIR MARIA PETERLE (2) 17/03/2008 18h14
OLAIR MARIA PETERLE (2) 17/03/2008 18h14
VILA VELHA / ES
É tudo verdade o que o senhor Silvio Serva diz. Só não enxerga quem não quer. Também sou agnostica e acho as religiões uma tremenda pilantragem e meio de ganhar a vida .A católica por ter como lider um papa que só fala besteira e acoberta a pedofilia. As evangélicas estão aí, pra toda pessoa lúcida e esclarecida constatar. Uma centena de espertalhões ludibriando milhares de pseudos fiéis apocalipticos, fanáticos e incultos, para tomar dinheiro. Como se Deus (será que existe?) precisasse dee dinheiro.
Ora , façam favor vão catar coquinhos........
22 opiniões
avalie fechar
William Donato (1) 17/03/2008 18h12
William Donato (1) 17/03/2008 18h12
1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.
2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam.
3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
ROMANOS 2

Se tem alguém agindo errado vai dar contas a Deus por SI somente. Fanáticos são aqueles que defendem sua posição sem ao menos conhecer a outra!
17 opiniões
avalie fechar
Reinaldo de Sousa (1) 17/03/2008 18h04
Reinaldo de Sousa (1) 17/03/2008 18h04
UBERLANDIA / MG
Não pertenço à IURD e não pactuo com a forma de pregar o Evangelho que eles praticam. Contudo, me impressiona a forma descarada com que a Globo e alguns meios de comunicação atacam os evangélicos. Se a IURD tem sido intolerante com as religiões afro, que dirá destes veículos de comunicação com os evangélicos. Está na hora de aceitar que o Brasil não vive mais numa ditadura religiosa e que nós, evangélicos, somos uma força bem instruída e que vai mudar este país, tirando-o da pobreza. Quem dera tivéssemos sido colonizados pelos protestantes e não pelos católicos - como a maioria dos países desenvolvido -hoje seríamos uma superpotência e não um mísero país atrás de migalhas! 24 opiniões
avalie fechar
Mauro Souza (3) 17/03/2008 18h04
Mauro Souza (3) 17/03/2008 18h04
Acreditamos firmemente que o principal canal de atuação dos demônios é o Canal 7 de São Paulo. 13 opiniões
avalie fechar
alexandro sales (1) 17/03/2008 18h03
alexandro sales (1) 17/03/2008 18h03
boa noite o que crede vem com os triagulo amoroso e tudo verdade os crede trata agente com demonio que isso não e coisa de deus eu fui na igreja universa falaro que eu estava com deminio vc acha sou uma pessoa muito iluminada por deus não ter ouvido a record sou mais assiste duas cara e e realidade do que asisste tudo mentira temos que da um baixa nessa crede 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (117)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca