"Tropa de Elite" no festival de Berlim
O filme "Tropa de Elite", do cineasta carioca José Padilha, vai disputar o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, que começa no dia 7 e termina no dia 17 de fevereiro.
Mais resultados:
1 2
Mais resultados:
1 2


A crítica internacional (me refiro à todos esses que tiveram uma má impressão do filme) não gostou do filme talvez porque não tenha idéia de que hoje em dia essa é a realidade do Brasil (e veja bem, não me refiro somente ao Rio de Janeiro). O filma retrata nada mais nada menos do que ações que acontecem com mais freqüência do que se imagina.
É simples criticar. O Difícil é conviver e lidar com a situação.
Por isso, para nós (a maioria dos Brasileiros), o filme é bem-vindo. Porque ele também tem o papel de abrir os olhos de quem vê mas não enxerga o que está acontecendo.
Diego Centolanza.
avalie fechar
avalie fechar
Agora, na fase de exibição no exterior e concorrendo a prêmios, vai reestimular uma nova fase, muito boa também.
Quando o Min. da Cultura não escolheu Tropa de Elite para concorrer ao Óscar, mostra que o governo está capturado pelo ideais humanistas de trato com o criminoso, ao passo que o sucesso de público e receptividade do filme demonstra que a sociedade já está farta e querendo reforma da nossa política de segurança pública: mais rigor, menos corrupção, menos impunidade.
Por outro lado, consegui ver algo no filme que poucos falaram aqui: que corrupçaõ dentro de uma corporação se vence com "amor à camisa". Enquanto os servidores públicos de uma instituição, que são os primeiros a verem as irregularidades, continuarem a fazer vistas grossas e tolerarem colegas e superiores corruptos, dificilmente esta instituição será saneada. Se esta é a realidade do
Bope, não sei, pois o filme foi a primeira vez que ouvi falar dest instituição. Mas se é verdade mesmo que lá dentro há um código de honra em favor da ética, e que seus membros fazem questão de estirpar as maçãs podres, acho que está aí uma grande dica de como se pode melhorar nosso sistema de serviços públicos:incentivar os bons, fazer prevalecer os que acreditam que nesse país só prospera quem é "ixperrrto", leva vantagem em tudo...
avalie fechar
avalie fechar
Fico muito feliz com essa premiação, a muito tempo o cinema nacional não ganha prêmio desse nivel. Discutir o filme diferente, todos podem ou não gostar...e afinal...todo filme que perturba, ou a crítica mete o pauuu..merece ser dado uma olhadinha...afinal são eles que causão discussão e debates...filmes água com açucar e final feliz...é para relaxar e nanar...mais uma vez...
PARABENSSSS!!!!!!!!
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar
E vivem postando em foruns na internet sobre salarios de 600 reais de policias! NUNCA VI ISSO! Isso nao existe gente. O salario-base nao serve pra nada. O que conta eh a remunaracao total, sao varios adicionais. Policial de estados mais pobres, do nivel mais raso ganham em torno de 1.200 por mes, no Rio deve chegar perto de 2 mil. O que falta pra muitos é vergonha na cara mesmo. E claro, muitos nao aderem a bandidagem por causa de dinheiro e sim com medo da violencia. Afinal os policiais sao humanos como a gente e sentem medo tb. Entao acho que a melhor solucao eh mesmo liberar as drogas, assim os policiais nao terao mais que se arriscar subindo morros e enfrentando traficantes.
avalie fechar
avalie fechar
Por exemplo, em Time to Kill, Samuel Jackson pode ser interpretado como alguém forçado a matar por causa do racismo e a corrupção da justiça, e que o teria evitado num contexto menos infame. Mas, outros interpretaram que era uma apologia da "justiça por próprias mãos". No caso de "Tropa", os autores e o direitor, tentaram passar a imagem de que eram objetivos, sem enfatizar nem suavizar os fatos reais, mas que se tinham surpreendido pelas reações "fascistoides" de uma "pequena" parte do público. Objetivo não é apenas narrar um fato real (aliás os fatos de Tropa são idealizados); você escolhe uma seqëncia de fatos, e pode preferir, como Padilha, ignorar os que seriam mais críticos: os massacres do Bope contra civis inocentes. O filme não tem cacife para ser fascista: é uma expressão exacerbada e mais eficiente dos filmes de Jack Bauer ou Rambo. Morte, tortura, genocídio podem não ser boas, mas funcionam: afinal, crianças, mulheres ou homens, haverá menos favelados depois do BOPE. O livro (como antes o livro) é um logrado e eficiente manual do perfeito sádico, e uma apologia da brutalidade policial.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar
1º O Brasil sendo o retrato da impunidade, assim o BOPE seria uma única solução racional para o crime organizado.
2º Acredito que o "vazamento" pela internet foi uma grande jogada de marketing, pois, onde teria toda esta divulgação senão na maior rede do mundo. A criação de um anti-herói foi uma formula muito usada pelo cinema (Rambo, Desejo de Matar, Lei e Ordem e outros). A indignação dos cidadãos que não vêem os bandidos serem punidos pelo "judiciário" ( pois se fosse "justiça" eles seriam punidos) é personificada nas ações do BOPE (no filme) ou mesmo dos 111 mortos em Carandiru. Outros fragmentos como os conflitos pessoais, profissionais e outras cenas de violência são coadjuvantes do roteiro.
Lembrem-se que na Alemanha ainda existem resquícios de um "limpeza étnica", portanto, podem terem feitos uma analogia entre traficantes e judeus ou BOPE e os SS, quem sabe? E as criticas negativas tem a função de afastar expectadores e talvez este tenha sido o objetivo. Com certeza o diretor pisou, sem querer, nos calos secos de alguem.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar
Alôooo desavisados!!! não é só no Rio de Janeiro que o policial literalmente dá o sangue no trabalho e ganha pouco, aqui no interior do estado de São Paulo não é diferente. Aliás quando tiver rebelião de presos nas Cadeias convidaria os senhores para irem até lá conversarem e quem sabe chegarem a um acordo. Quem toparia sair de casa no dia das mães? E no natal? Ah! não pode viajar no carnaval viu? Nem no final de ano. É por essas e outras que o policial merece melhores condições de trabalho, merece cursos de especialização, merece equipamentos bons, merece bons salários, merece boas viaturas, merece boas armas. Vivencie a experiência primeiro para depois criticar com fundamento. O filme retrata uma realidade e por isso tem o seu valor.
avalie fechar
"Não sei pq falam tanto em salario de 600 reais pra policiais. Agora tao pedindo ate curso superior pra ser policia e o salario nao é 600 nem aki nem na China, O mais baixo deve ser em torno de uns 1,500 reais.
Se é corrupto é pq nao presta mesmo. Presta mto menos que os bandidos" tudo bem que temos muitos policiais corruptos mas o que ele ta falando do salário tem policial que ganha R$ 800,00 pra subir no morro, vc arriscar a sua vida a da sua familia e tem gente que acha que voce não faz nada. VC acha muito dinheiro, mesmo que fosse 1,500 e a sua vida quanto vale ? policial tem que amar o que faz, não é pra qualquer um não, nos fazemos isso por amor se fosse pelo dinheiro eu viraria politico... Acorda Cidadão !!!!!!
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar