Folha Online Ilustrada  
Crítica
30/01/2003 - 09h31

Badi Assad volta com experimentos e canta com Lenine em CD

MAÉRCIO SANTAMARINA
da Folha de S. Paulo

Badi Assad não quer ser compreendida nem agradar à crítica. Quer mesmo é experimentar, criar, explorar sons diferentes modificando a formas tradicionais no uso de instrumentos e efeitos vocais.

Em "Nowhere", CD para o qual ela ainda está buscando parcerias para a distribuição e o lançamento no Brasil, ela volta a deixar claro isso, que nasceu para experimentar, para fugir da mesmice, para perseguir seu ideal.

Seu irmão Odair Assad costuma ser um de seus principais críticos. Procura sempre esconder as qualidades da irmã e apontar pontos falhos para vê-la crescer mais.

Mas no novo CD, ele não resistiu. "Confesso que chorei ao ouvir a faixa 'The Being Between', em que ela coloca uma baqueta por debaixo das cordas do violão", diz ele, que vive na Bélgica. Na caixa de ressonância do violão, o som fica parecido ao de harpa. No braço, fica semelhante ao do koto (instrumento de cordas japonês).

"Nowhere", em parceria com Jeff Young, conta com as participações especiais dos brasileiros Lenine, Simone Soul, Marcos Suzano, Siba (Mestre Ambrósio), Carlos Malta (Hermeto Pascoal) e de Sérgio e Odair Assad, além dos americanos Hilary Jones, Tony Franklin (Red Snake) e Matt Chamberlain (Tori Amos, Fiona
Apple, Macy Gray).

Nascida em São João da Boa Vista, Badi Assad venceu, aos 15 anos, o concurso Jovens Instrumentistas do Rio de Janeiro e, aos 18, foi a melhor brasileira no Concurso Internacional de Violão Villa-Lobos.

Sua primeira excursão internacional foi aos 19 anos, convidada pela violonista belga Françoise-Emmanuelle Denis para integrar o duo Le Due Romantique.

Seu primeiro disco, "Dança dos Tons", veio em 1989. Antes do segundo trabalho, participou da peça "Mulheres de Hollanda", dirigida por Naum Alves de Souza.

Em 93, ela assinou contrato com a gravadora Chesky Records, que a projetou internacionalmente com os CDs "Solo" (1994), "Rhythms" (1995) e "Echoes of Brazil" (1997). Em 1998, lançou "Chameleon" pela e.i.music/Polygram.

Seu novo trabalho, "Nowhere", ainda não foi lançado no Brasil, mas pode ser adquirido por meio de sua produtora em São Paulo.

 Serviço

"Nowhere"
Com: Badi Assad
Lançamento: Watersongs Music
Quanto: R$ 40, em média
Onde encontrar: Por e-mail: casa.4@terra.com.br
Informações: 0/xx/11/3871-2263


Leia mais
  • Badi Assad volta à música com dois CDs e shows em São Paulo
  • Distonia focal afastou instrumentista Badi Assad da música

    Especial
  • Ouça "Entrelace", com Badi Assad e Lenine
  • Leia a íntegra do bate-papo de Badi Assad no UOL

    Sites relacionados
  • Visite o site oficial de "Nowhere"


       
  • Destaques

    OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

    "BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

    TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

    EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

    "BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


    NotíciasNoticias

    17/04/2003

    00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

    00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

    00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

    00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

    00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).