07/02/2003
-
05h41
"Gangues de Nova York" convoca tradição do cinema americano
INÁCIO ARAUJO crítico da Folha
"Gangues de Nova York" é um filme retalhado. Dos originais 220 minutos, restaram 170 para contar a rivalidade entre Amsterdam (DiCaprio) e Bill, o Açougueiro (Day-Lewis).
A inimizade começa em meados do século 19, quando o Açougueiro, líder da gangue dos nativistas, mata o pai de Amsterdam, dos Coelhos Mortos (imigrantes irlandeses; na verdade, nativistas eram imigrantes que haviam chegado um pouco antes dos outros).
Depois de crescer num orfanato, Amsterdam retorna a Nova York no momento da Guerra de Secessão (1861-1865), disposto a liquidar o Açougueiro. Para facilitar, infiltra-se na gangue rival.
Existe, assim, no novo filme de Martin Scorsese, microcosmo e macrocosmo, história pessoal e história nacional -ficções que se superpõem, envolvendo homens violentos, primitivos, mas não desprovidos de uma concepção particular de valor e honra.
Ao longo de décadas, o cinema nos ensinou a ver a América como território de homens valorosos e comuns, que se opunham aos poderosos, moralistas, aos extremismos religiosos. Scorsese convoca a grande tradição do cinema americano, mas de maneira ambígua, como que a exaltando e solapando ao mesmo tempo.
Pois os heróis de "Gangues" são ao mesmo tempo carniceiros, violentos, primitivos, eventualmente traidores. Sim, pois Amsterdam -o que mais se aproxima daquilo que poderíamos chamar "mocinho"- trata de se infiltrar na gangue de Bill e ganhar sua confiança para melhor apunhalá-lo.
A essa complexidade, Scorsese acrescenta outra: a hipótese de Amsterdam desviar-se da missão original, seduzido pelo poder e riqueza que a convivência com o Açougueiro lhe proporciona.
E ainda uma outra: esses dois homens não se dão conta de que um acontecimento maior está se produzindo naquele momento, que vai dar outro perfil ao país, a Guerra de Secessão.
Se a tragédia supõe sempre uma parte de cegueira e não raro bastante de barbárie, aqui ambas terminam por suprimir dos personagens toda sombra de grandeza.
O talho que "Gangues" sofreu torna determinados acontecimentos rápidos demais e outros obscuros. Problema a relevar numa empreitada, ela sim, cheia de grandeza.
Gangues de Nova York (Gangs of New York) Produção: EUA, 2002 Direção: Martin Scorsese Com: Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis e Cameron Diaz Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Cinearte e circuito
|
|