Folha Online Ilustrada  
Crítica
06/05/2001 - 03h01

Backstreet Boys impressiona, mas não sabe se chega aos 16

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Atire a primeira pedra quem nunca parou para ver um show pirotécnico e com efeitos especiais. Se ele vier acompanhado de uma coreografia em perfeita sincronia, aí nem se fala. Pois o show do Backstreet Boys tem tudo isso e não há como não se impressionar com a superprodução trazida pela "boys band" para os shows dos dias 3 e 5, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mas a produção, tão pensada em todos os detalhes para ser impactante, não consegue esconder a previsibilidade. Conforme os minutos vão se passando o espectador mais atento começa a ver retalhos de referências que os cinco rapazes fazem com competência, mas sem nada de originalidade.

A imagem dos cinco amigos que brincam no palco dando a idéia de serem quase irmãos - como os Jackson Five -, as coreografias e a sonoridade de uma música de Michael Jackson que aparece em um ou outro momento e a idéia de fazer com que cada um dos rapazes corresponda a um modelo de comportamento - A.J. como um "bad boy" ou Nick como o irmão mais novo - não esconde: Backstreet Boys foi pensado em todos os detalhes para ser um fenômeno. E conseguiu!

O show reforça, do início ao fim, a imagem criada para o grupo. Eles abrem o espetáculo como se fossem heróicos cavaleiros, reforçando a imagem de bons moços. Em seguida, encarnam a figura do príncipe encantado fazendo crer que qualquer fã pode ser eleita por eles. Entre um papel e outro, eles executam passos de coreografias que podem fazer corar mesmo as mais desinibidas. E, para que não restem dúvidas, eles reforçam todas essas idéias textualmente. Os textos, previamente pensados, conquistam de vez o público feminino com coisas do tipo, "vocês gostaram da minha roupa?", ou "agora são só vocês e eu".

Como se tudo isso não fosse mais do que suficiente, eles esbanjam simpatia. Abraçam os bichinhos de pelúcia atirados pelas fãs no palco e fazem outras gentilezas que acabariam com qualquer resistência, se houvesse alguma entre os que foram assistir aos shows da banda.

Por que então, depois de estar mais do que comprovado que, apesar da previsibilidade, eles são um fenômeno, ainda se coloca em dúvida se os Backstreet Boys vieram para ficar? Talvez a resposta esteja no fato de que uma banda de música só resiste ao tempo se tiver algo mais do que uma coreografia ensaiada.

No show que eles fizeram ontem, em São Paulo, Nick, um dos integrantes, estendeu uma faixa que fazia referência aos oito anos de existência da banda e disse "esperamos continuar por mais oito anos". A pergunta é: será que eles conseguem?

 Serviço

Backstreet Boys
Quando: dias 3 e 5 de maio, às 20h
Onde: Estádio do Maracnã, no Rio de Janeiro, e Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo


Leia mais notícias sobre o Backstreet Boys

   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).