Folha Online Ilustrada  
Crítica
31/10/2001 - 10h55

Filme de Imamura explora sexualidade e fábulas da senilidade

TIAGO MATA MACHADO
da Folha de S.Paulo


Taro é um intelectual à beira da mendicância que lega, em sua morte, uma obsessão aos amigos: encontrar o tesouro de sua juventude, uma estátua budista de ouro que ele roubou de um templo de Kyoto no pós-guerra.

Yosuke (Mitsu Aizawa), um arquiteto falido com tendência a perdedor, faz seu o sonho de Taro. Vai parar na vila indicada, onde espera encontrar o tesouro num pote escondido "na casa florida ao lado da ponte vermelha".

O tesouro que encontra, no entanto, é outro: uma mulher orgástica que, em seu gozo, ejacula um jato de água quente. Saída de um romance de Yo Henmi, Saeko (Misa Shimizu) é uma das personagens mais representativas da vazão de sexualidade e irracionalidade que a geração de Imamura proporcionou. Tal é a lição reichiana que Taro transmite a Yosuke: esqueça as trivialidades e se lance na lascívia; as pessoas desaprenderam a lidar com desejos.

Mas, enquanto sua geração, a da nouvelle vague japonesa, centrava-se nos "contos cruéis da juventude", Imamura nunca deixou de se preocupar com a velhice e de invocar as superstições de um Japão místico adormecido. Aos 75 anos, ele parece interessado no poder de fabulação da senilidade.

Eis o papel que desempenham os inúmeros velhos de "Água Quente sob uma Ponte Vermelha", entretidos em inventar e reinventar as histórias de suas vidas, poder de fabulação que também caracteriza o personagem do jovem atleta que treina na cidade. Este não fabula o passado, mas o futuro: quer ganhar uma medalha olímpica, ser presidente de seu país e ter Yosuke como ministro.

Seguindo a fabulação de Imamura, chegamos à "Odisséia": Yosuke é uma espécie de Ulisses que se deixou perder pela sereia. Mas tudo bem: sua Penélope, a mulher à espera, só quer o divórcio, e ele só quer mesmo saber da água quente de Saeko, a sereia cujo último namorado morreu misteriosamente afogado.

 Serviço

Água Quente sob uma Ponte Vermelha
Direção: Shohei Imamura
Produção: Japão/França, 2001
Quando: hoje, às 17h50, no Espaço Unibanco, e amanhã, às 18h40, no Cinearte



Leia notícias e programe-se para a 25ª Mostra Internacional de Cinema

   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).