Folha Online Ilustrada  
Crítica
16/05/2001 - 04h21

Biografia: Sinatra ganha obra em português

AMIR LABAKI
da Folha de S.Paulo, em Cannes

Há três anos, completados no último dia 14, a morte de Frank Sinatra (1915-1998) melhorava sensivelmente o repertório que embala a tradicional subida das escadarias do Palácio do Festival de Cannes. Para lembrar a data, Renzo Mora lança a biografia do ídolo, "Sinatra - O Homem e a Música".

Ninguém menos que Roberto Quartin empresta sua autoridade de sinatrólogo ao prefácio. Nenhum brasileiro foi mais próximo de Sinatra. Basta lembrar que Quartin está por trás dos três principais CDs lançados após a morte do cantor, reunindo apresentações ao vivo nos EUA, Grã-Bretanha e Israel.

A maior contribuição brasileira aos estudos sobre Sinatra serão as memórias que Roberto Quartin demora tanto em nos ofertar. Enquanto esperam, os amantes monoglotas de Sinatra têm com o que se divertir com o informativo volume escrito por Mora.

"Sinatra - O Homem e a Música" é uma eficiente introdução à vida e à obra do maior intérprete de música popular do século 20. Mora estrutura seu livro a partir de canções de Sinatra. Cada capítulo é aberto por um histórico da canção, seguido por sua letra original e traduzida, desenvolvendo-se sua relação com algum período da carreira do mais célebre nativo de Hoboken, Nova Jersey.

É uma forma como tantas de escapar da mera exposição cronológica de uma existência para lá de atribulada. Força-se, contudo, demasiadamente a leitura meramente biográfica da arte de Sinatra. Em favor de Mora, vale frisar que essa estratégia de conectar momentos da vida a atmosferas de interpretações era comum a depoimentos do próprio Sinatra.

Bom ouvido é outro triunfo do autor, separando sem dó o joio do trigo. Ao contrário do anunciado em sua introdução, Mora privilegia a narração da vida à análise da obra. Seu texto é eminentemente jornalístico, sem maiores cuidados estilísticos. O competente trabalho de compilador supera-se com belas sacadas, como a comparação da melancolia entre o universo musical de Sinatra e o pictórico de Edward Hopper.

Louve-se a iniciativa de tradução das letras das canções, para a qual Mora contou com a colaboração de Rose Freifeld. É pena, porém, que a versão para o português tenha guardado tão pouca preocupação poético-musical. Tivesse contado com o auxílio de alguém com mais traquejo específico, numa operação similar às recentes versões de Carlos Rennó para Cole Porter, o livro muito teria ganhado.

 Serviço

Sinatra - O Homem e a Música
Autor: Renzo Mora
Prefácio: Roberto Quartin
Editora: Lemos Editorial
Quanto: R$ 40 (271 págs)



   
Destaques

OSCAR 2003 Guerra coloca realização da cerimônia do prêmio em xeque; veja especial

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo

TEATRO Veja a programação do 12º Festival de Teatro de Curitiba

EXPOSIÇÃO Faça um passeio virtual pela mostra da China que está em SP

"BIG BROTHER 3" Saiba o que acontece no dia a dia do "reality show" da Globo


NotíciasNoticias

17/04/2003

00h45 Ooops! bate recorde e agradece publicando e-mail de leitores

00h19 Confira o resumo das novelas desta quinta-feira

00h03 Clipe de Madonna reeditado após a guerra estréia segunda

00h02 Madonna olha para o próprio umbigo em novo CD

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).