Publicidade
Publicidade
06/02/2001
-
03h38
RICARDO BONALUME NETO, da Folha de S.Paulo
O ultraleve pilotado por Herbert Vianna pertence a uma categoria já próxima de um avião propriamente dito. O modelo de Vianna, o Fascination D-4, projeto do alemão Wolfgang Dallach, é um dos mais rápidos entre os ultraleves, podendo chegar a uma velocidade máxima de 270 km/h.
Na classificação do Departamento de Aviação Civil (DAC), esse modelo é chamado de "ultraleve avançado" ou de "avião muito leve experimental" -são classificadas assim as aeronaves com capacidade para duas pessoas, peso vazio máximo igual ou inferior a 300 kg e peso máximo de decolagem igual ou inferior a 600 kg. O Fascination D-4 tem peso vazio mínimo de 245 kg (em condições de vôo), e peso máximo na decolagem de 450 kg.
Segundo o DAC, havia no país no ano passado 2.758 ultraleves e 337 "aviões experimentais". Um avião leve como o de Herbert tem desempenho e estrutura capazes de suportar acrobacias aéreas. Mas para fazê-las, o piloto precisa ter o Certificado de Piloto Desportivo de acrobacia aérea.
O avião foi comprado da empresa representante no Brasil, a Ultraleger, de Fortaleza, que faz a montagem do ultraleve fabricado na Alemanha. Há 80 desses aviões voando na Europa; 14 foram vendidos no Brasil, diz Ovídio Monteiro, sócio da Ultraleger.
O preço de um D-4 varia de US$ 40 mil a US$ 70 mil, dependendo do tipo de acessórios, por exemplo trem de pouso retrátil. O de Vianna é do topo da linha. "Os ultraleves evoluíram muito, são feitos de materiais novos. O Fascination é todo em composite, é aerodinamicamente quase perfeito, muito seguro", diz Monteiro.
Nos ultraleves primários (como as asas delta) e nos básicos (de peso vazio máximo igual ou inferior a 230 kg) é obrigatório o uso de capacete. No caso do avião de Herbert, portaria do DAC diz que seu uso é "recomendável".
Modelo do ultraleve é um dos mais rápidos
Publicidade
O ultraleve pilotado por Herbert Vianna pertence a uma categoria já próxima de um avião propriamente dito. O modelo de Vianna, o Fascination D-4, projeto do alemão Wolfgang Dallach, é um dos mais rápidos entre os ultraleves, podendo chegar a uma velocidade máxima de 270 km/h.
Na classificação do Departamento de Aviação Civil (DAC), esse modelo é chamado de "ultraleve avançado" ou de "avião muito leve experimental" -são classificadas assim as aeronaves com capacidade para duas pessoas, peso vazio máximo igual ou inferior a 300 kg e peso máximo de decolagem igual ou inferior a 600 kg. O Fascination D-4 tem peso vazio mínimo de 245 kg (em condições de vôo), e peso máximo na decolagem de 450 kg.
Segundo o DAC, havia no país no ano passado 2.758 ultraleves e 337 "aviões experimentais". Um avião leve como o de Herbert tem desempenho e estrutura capazes de suportar acrobacias aéreas. Mas para fazê-las, o piloto precisa ter o Certificado de Piloto Desportivo de acrobacia aérea.
O avião foi comprado da empresa representante no Brasil, a Ultraleger, de Fortaleza, que faz a montagem do ultraleve fabricado na Alemanha. Há 80 desses aviões voando na Europa; 14 foram vendidos no Brasil, diz Ovídio Monteiro, sócio da Ultraleger.
O preço de um D-4 varia de US$ 40 mil a US$ 70 mil, dependendo do tipo de acessórios, por exemplo trem de pouso retrátil. O de Vianna é do topo da linha. "Os ultraleves evoluíram muito, são feitos de materiais novos. O Fascination é todo em composite, é aerodinamicamente quase perfeito, muito seguro", diz Monteiro.
Nos ultraleves primários (como as asas delta) e nos básicos (de peso vazio máximo igual ou inferior a 230 kg) é obrigatório o uso de capacete. No caso do avião de Herbert, portaria do DAC diz que seu uso é "recomendável".
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice