Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2001 - 21h40

Não há necessidade de novas doações de sangue para Vianna

Publicidade

CRISTIAN KLEIN
da Folha de S.Paulo, no Rio

Amigos de Herbert Vianna iniciaram uma campanha na internet, via e-mail, pedindo doação de sangue dos tipos O negativo e B negativo para recompor os estoques do hospital Copa D'Or, mas no final da tarde, o diretor-geral do hospital, Alfredo Cardoso, disse que não havia necessidade de novas doações.

O líder do Paralamas do Sucesso já recebeu 3,5 litros de sangue. Isso representa 70% do total em circulação no corpo humano, que fica em torno de 5 litros.

O tipo sanguíneo de Herbert Vianna é B negativo. Mas ele também pode receber O negativo (doador universal).

A campanha dos amigos estava sendo feita para que os estoques do hospital, reduzidos com a utilização do sangue para as transfusões em Herbert, fossem recompostos.

Para que não falte sangue para os outros pacientes, a reposição da quantidade que foi utilizada é de responsabilidade da família de Herbert Vianna.

Sete pessoas, entre amigos e anônimos, já haviam feito doações até as 17h.

A corrente de e-mails foi iniciada pela produtora dos Paralamas, Os Quatro Produções Artísticas. Apenas 4% da população brasileira é portadora de sangue com Rh negativo.

Segundo a médica hematologista Rosa Andrade, do Hemo Rio, desse total, a maioria é do tipo O negativo, o que corresponde a 3%. Um porcento se divide entre os tipos A, B e AB negativo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página