Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2001 - 14h07

Médicos já retiraram drenos dos pulmões de Herbert Vianna

Publicidade

da Reuters
no Rio de Janeiro

Os médicos que cuidam do cantor e compositor Herbert Vianna retiraram os dois drenos dos pulmões do músico no fim da manhã de hoje (12), informou o hospital Copa D'Or, onde ele está internado.

O músico respondeu a estímulos nos braços e na face, já respirou sozinho várias vezes e esboça abrir os olhos.

O diretor-geral do hospital, Alfredo Cardoso, disse que o quadro respiratório do cantor melhorou bastante. "Ele teve uma resposta respiratória muito boa", afirmou.

Cardoso disse que o coma de Herbert continua oscilando entre os graus 6 e 7, em uma escala que vai de 3 (morte cerebral) a 15. Ao dar entrada no hospital, ele estava entrando no nível 4.

Segundo ele, o nível 3 é morte cerebral e até o nível 8 pode ser considerado uma "injúria cerebral grave".

O quadro do cantor segue clínica e neurologicamente estável e a resposta está sendo satisfatória e dentro do esperado para esse tipo de caso, disse o diretor.

O dreno usado para extrair líquido do pulmão do lado direito foi colocado quando o cantor deu entrada no hospital, no dia 4, após sofrer o acidente de ultraleve.

O do lado esquerdo foi colocado após Herbert ser submetido a uma cirurgia na coluna. Segundo o pneumologista João Pantoja, os drenos já exerceram a sua função e eles podem aumentar o risco de infecção.

O quadro neurológico do cantor tem apresentado uma melhora nas últimas horas, afirmou ainda Pantoja.

Na manhã de segunda-feira, o cantor respondeu a alguns estímulos nos braços. Ele também já esboçou uma abertura ocular, os nervos da face responderam a estímulos de forma apropriada e o cantor manifestou reflexo de tosse, disse o médico.

Ele afirmou que Herbert continua respirando com o auxílio de aparelhos, mas muitas vezes respira sozinho e a ventilação mecânica só é acionada quando os pulmões do cantor exigem o auxílio.

Para Pantoja, no entanto, ainda é cedo para saber se Herbert Vianna terá sequelas decorrentes da lesão na coluna. "Ainda é precoce. Ele não tem resposta motora nas pernas, entretanto já mexe os braços". De acordo com Cardoso, as lesões cerebrais não aumentaram.

O líder da banda Os Paralamas do Sucesso sofreu um acidente com o ultraleve que dirigia em Mangaratiba, na região de Angra dos Reis, no dia 4. Sua mulher, a jornalista inglesa Lucy Vianna, morreu no acidente.

Leia mais notícias sobre Herbert Vianna
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página