Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2001 - 05h20

Tese: Tozzi propõe arte e arquitetura integradas

Publicidade

FABIO CYPRIANO, da Folha de S.Paulo

"Construção da Imagem e Sua Relação com o Espaço - O Fazer do Artista Plástico e do Arquiteto": o nome é pomposo, como em geral nas teses de doutorado. Mas a mostra que o artista plástico Cláudio Tozzi abre hoje no MuBE é isso: ilustração de sua tese, que defende pela manhã no museu.

Formado em 63 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é por ela que defende a tese. O tema é a relação entre arte e arquitetura. Tozzi tem em São Paulo cerca de 30 obras em grandes espaços, particulares ou públicos, como a estação Sé do metrô.

"É importante que haja uma integração, que o artista também possa participar da concepção dos espaços arquitetônicos, e não apenas colocar lá uma obra", defende Tozzi, que diz que ainda não vivenciou uma situação ideal.

Na Holanda, por exemplo, uma lei obriga que 4% dos custos de qualquer construção sejam destinados às artes plásticas e que os próprios artistas participem da elaboração do edifício. "Isso é o ideal", diz Cláudio Tozzi.

Cerca de 40 obras do artista estão expostas no MuBE, desde telas dos anos 60, de influência da pop art americana, até telas do ano passado. Lá estão também painéis com páginas de sua tese, que apresentam várias de suas obras vinculadas à arquitetura. "Realizar essas obras mudou meu trabalho; antes minha pintura era quase chapada; agora me preocupo também com a distância."

Exposição: Construção da Imagem e Sua Relação com o Espaço
Onde: Museu Brasileiro de Escultura (av. Europa, 218, tel. 0/xx/11/3081-8611)
Quando: defesa de tese, hoje às 10h; de ter. a dom., das 10h às 19h. Até 7/3
Quanto: entrada franca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página