Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2001 - 13h10

Oscar volta para Hollywood em 2002

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

A 73ª edição da cerimônia de entrega do Oscar será a última realizada no auditório Shrine. No ano que vem o anúncio dos premiados será feito em novo endereço, o teatro Kodak, que está sendo construído em Hollywood.

Enquanto os cinéfilos aguardam para saber quem será o ganhador do Oscar pelo melhor filme do ano, um pequeno exército de operários se empenha na construção de um novo teatro no centro de Hollywood onde deverá acontecer a cerimônia de premiação no ano que vem.

"A obra está crescendo rapidamente", afirma Beth Harris, porta-voz da construtora canadense TrizecHahn. "O cenário já está construído, assim como os muros laterais e a estrutura de aço para os assentos", disse.

O teatro, projetado por David Rockwell em estilo que evoca a arquitetura modernista da época de ouro de Hollywood, deverá ser concluído em novembro. No início das obras, em 1998, a previsão era que a construção estivesse pronta ainda este ano.

Este atraso obrigou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a recorrer mais uma vez ao auditório Shrine.

O novo teatro Kodak é a atração principal de um centro de entretenimento de 60 mil metros quadrados, orçado em US$ 567 milhões, financiado graças à cooperação dos setores público e privado.

O complexo faz parte de um plano para devolver ao bairro o esplendor da décadas anteriores. Os promotores esperam que o projeto atraia anualmente 20 milhões de visitantes.

"É mais importante para Hollywood ter de novo os prêmios no que é considerado o berço da indústria cinematográfica", disse um porta-voz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, John Pavlik.

A entidade organizadora da premiação do Oscar não participou diretamente no financiamento do projeto, mas será o principal arrendatário do teatro. No resto do ano, a instalação será utilizada para outros eventos.

O auditório, com capacidade para 3.300 espectadores, foi projetado para facilitar a difusão de uma cerimônia seguida ao vivo por milhões de telespectadores no mundo inteiro e melhorar a acomodação dos candidatos, do público e da imprensa que cobre o evento.

"Hollywood - Highland", como o projeto é conhecido, terá uma espécie de centro comercial ao ar livre, salas de cinema, lojas e restaurantes.

Desde 1960, quando deixou de ser realizada em Hollywood, a entrega do Oscar foi feita em vários lugares, alternando-se irregularmente nesta última década entre o Dorothy Chandler Pavillion e o Shrine. "Estamos contentes de voltar para onde começamos", disse Pavlik.

O Oscar foi criado em 1929.

Leia mais notícias sobre o Oscar 2001
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página