Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2001 - 16h02

Festa do Oscar promete surpresas

Publicidade

da Reuters, em Los Angeles

Faltam apenas quatro dias para a 73ª cerimônia de entrega do Oscar e as opiniões sobre os indicados ainda se dividem. A única unanimidade até agora é a atriz Julia Roberts, candidata favorita ao prêmio de melhor atriz.

Ninguém sabe se as lutas de "Gladiador" terão força suficiente para bater "O Tigre e o Dragão", do diretor chinês Ang Lee, ou para colocar para escanteio a trama de "Traffic".

Ninguém se arrisca também a apontar um favorito para a categoria de melhor ator, na qual disputam Tom Hanks - pela terceira vez -, Russell Crowe e Ed Harris.

Qualquer que seja o resultado, a edição deste ano promete entrar para a história. Os maiores exemplos são os prêmios para melhor ator e melhor filme. Se Tom Hanks ganhar seu terceiro Oscar na categoria de melhor ator, ele terá alcançado uma marca inédita, e se "O Tigre e o Dragão" for premiado como melhor filme, será a primeira produção estrangeira a levar o prêmio nesta categoria.

Apesar de uma certa dose de favoritismo de "O Tigre e o Dragão", há chances reais para uma vitória de "Gladiador" na principal categoria do Oscar, de acordo com o crítico de cinema da revista "Time", Richard Schickel. "Ele tem um herói parecido com o de "Coração Valente", outro ganhador do Oscar, isso sem falar em "Ben Hur", diz Schickel.

A única aposta que parece certa é o Oscar de melhor atriz para Julia Roberts por seu papel em "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento", um dos dois filmes dirigidos por Steven Soderbergh que concorrem ao Oscar em duas categorias (filme e direção).

Julia Roberts chama Soderbergh de seu "deus" e credita a ele o melhor papel de sua vida.

Soderbergh responde ao elogio dizendo que fez uma coisa por Julia que nenhum outro diretor havia feito antes: filmou-a na luz natural, porque ela é muito mais bonita ao natural do que na tela, iluminada artificialmente.

Seria de se esperar que Soderbergh já tivesse nas mãos pelo menos um Oscar, já que o diretor está concorrendo com dois trabalhos nas categorias de melhor filme e melhor direção (com "Traffic" e "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento"), mas os especialistas dizem que isso pode prejudicá-lo. A última vez em que um diretor teve dois filmes competindo um contra o outro por um Oscar foi em 1938, e esse diretor voltou para casa com as mãos abanando.

Melhor ator/b>

A disputa mais acirrada parece ser a que envolve o Oscar de melhor ator. Crowe montou uma ofensiva charmosa, mostrando de todas as maneiras como ele está feliz em estar na cidade - mesmo que tenha que viver cercado por agentes do FBI, graças a uma ameaça de sequestro.

Enquanto isso, os 5.700 membros do júri da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood podem estar preparando uma surpresa.

"Ed Harris mostra um trabalho maravilhoso. Se você levar em conta apenas as habilidades de interpretação, ele poderia levar (o Oscar)", diz Schickel.

Leia mais notícias sobre o Oscar 2001
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página