Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2001 - 19h55

Oscar: "O Tigre e o Dragão" pode fazer história

Publicidade

da Reuters
em Los Angeles

O filme taiwanês "O Tigre e o Dragão", cujos heróis voam pelos ares com graça e muito charme, parece já ter garantido o Oscar de melhor filme estrangeiro na cerimônia de domingo. A grande questão é se o épico chinês vai levar algum outro prêmio.

Lee, que nasceu em Taiwan, fez três filmes em língua inglesa antes de voltar a se aventurar na sua língua maternal. Ele disse que fez "O Tigre e o Dragão" pensando no mercado chinês, e ficou surpreendido com o sucesso do filme dentro dos Estados Unidos.

"Tudo o que está acontecendo (as 10 indicações do filme) agora é um bônus. Não é algo que você coloca como objetivo e tenta alcançá-lo", ele falou, após o anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Lee, que chamou a atenção ocidental pela primeira vez com "O Banquete de Casamento", ganhou aplausos em Hollywood por sua feliz adaptação do romance de Jane Austen, autora de "Razão e Sensibilidade", e pelo drama suburbano "A Tempestade de Gelo".

Mas o sucesso de público de "O Tigre e o Dragão", um épico mágico que coloca seus protagonistas lutando com espadas em pleno ar numa floresta de bambu, catapultou Lee ao time de diretores capazes de lançar blockbusters.

Em meados de março, o filme de Ang Lee alcançou a marca dos US$ 100 milhões em bilheterias nos EUA, tornando-o o filme de língua estrangeira - a história é falada em mandarim - que mais arrecadou na América do Norte na história do cinema.

Lee, que já levou o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood, é um dos favoritos ao Oscar de direção, que será entregue no domingo.

Ele disputa o prêmio com Steven Soderbergh, indicado por dois filmes - "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento" e "Traffic" -, Ridley Scott por "Gladiador" e Steven Daldry pelo drama britânico "Billy Elliot".

"O Tigre e o Dragão" também concorre ao Oscar de melhor filme, junto com "Chocolate", "Erin Brockovich", "Gladiador", e "Traffic". Apenas dois outros filmes em língua estrangeira já concorreram nas duas principais categorias do Oscar (filme e direção), mas nenhum ganhou a estatueta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página