Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2001 - 02h04

"Gladiador" ganha, mas distribuição do Oscar é superequilibrada

Publicidade

da Folha Online

"Gladiador" foi o grande vencedor da 73ª edição do Oscar, em Los Angeles (EUA). O épico de Ridley Scott ganhou nas categorias de Melhor Ator, com o neozelandês Russel Crowe, Melhor Figurino, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais. A distribuição dos maiores prêmios do cinema mundial foi equilibrada.

Atrás da superprodução ficou "O Tigre e o Dragão", a surpresa asiática de Ang Lee, que ganhou os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Incidental. Empatado com o filme que é falado em mandarim veio "Traffic", de Steven Soderbergh, com os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante (Benicio Del Toro), Melhor Edição e Melhor Diretor.

"Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento" ficou com apenas um Oscar pela interpretação de Julia Roberts.

A grande surpresa da noite foi a premiação de Marcia Gay Harden, que recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em "Pollock", de Ed Harris, que não levou nenhum outro prêmio.

"O Grinch", filme em que Jim Carrey se transforma no personagem de Dr. Seuss, recebeu o prêmio de melhor maquiagem.

"U-571 - A Batalha do Atlântico", de Jonathan Mostow, ganhou na categoria Efeitos Sonoros. "Quase Famosos", do diretor Cameron Crowe, recebeu a estatueta por roteiro original.

"Garotos Incríveis" ganhou na categoria canção, com a música "Things Have Changed", de Bob Dylan.

Saiba quem ganhou o Oscar 2001

Leia mais notícias sobre o Oscar 2001
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página