Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2001 - 10h36

Programa "Mulheres", da TV Gazeta, tem jornalismo deslumbrado

Publicidade

CLÁUDIA CROITOR
da Folha de S.Paulo

"Olha que suíte linda. Maravilhosa. Olha o detalhe na parede. Olha aqui a TV, o cobertor. Olha a lareira, gente. Olha esse banheiro. Grande, viu? Olha o box, gente, é espaçoso mesmo." A "narração" acima -com uma música de fundo em que uma mulher geme-, descrevendo um quarto de um motel de São Paulo, é, na verdade, uma reportagem exibida pelo programa "Mulheres", da TV Gazeta.

A repórter? Luiza Ambiel, ex-"Domingo Legal", do SBT. A ex-garota da banheira do Gugu há algum tempo pode ser vista nas tardes da Gazeta em banheiras de motéis, enquanto faz comentários do tipo: "Maravilhoso. A água está na temperatura certa. E olha o contraste da luminária com a parede, gente".

Especialista nesse tipo de "reportagem", Luiza tem como colega de programa Denise Tacto, dançarina que ficou mais conhecida como a ex-mulher do ator Gerson Brenner e que também enveredou para o mundo do "jornalismo".

As duas fazem parte da equipe de reportagem do "Mulheres", que resolveu apostar em sua "fama" para levantar o ibope. Mas ambas fazem questão de frisar que não são repórteres.

"De jeito nenhum. Fui convidada para colaborar com o programa, fazendo algumas matérias, mas não sou repórter, nem poderia", diz Luiza Ambiel. "E é ignorância dizer que eu sou especialista em motéis. Uma vez por semana visito uma casa beneficente de crianças. Vou também a restaurantes, bares etc. Fazemos matérias sobre curiosidades".

De fato, Luiza não visita só motéis. Vai a casas de massagem, a padarias, a noites de autógrafos de capas de revistas masculinas, "flagra" a dupla Rick & Renner em sessão de bronzeamento artificial -e pergunta: "O que vocês estão sentindo nesse aparelho?".

Denise a acompanha nas "curiosidades" e no jeito de conduzi-las. Há alguns dias, por exemplo, visitou um trailer para uma reportagem intitulada "Tem gente que mora no carro ou anda de casa?". "Olha só a geladeira. Hum, uma cervejinha básica. E o microondas, gente, é de verdade mesmo. Olha só esse sofá, vira cama. E aqui está uma delícia, tem ar condicionado", dizia, enquanto "explorava" o veículo.

Segundo a dançarina, que agora cursa radialismo e locução no Senac, o fato de ter ficado conhecida especialmente por sua separação de Brenner foi fundamental para que descobrissem sua "vocação" como repórter.

"Eu estava sempre sendo entrevistada na Gazeta, e eles gostaram do meu jeito intuitivo de falar, da minha personalidade forte, por isso me chamaram para o programa. Não tenho dificuldade na frente das câmeras, sempre trabalhei com público, no meio artístico. Dei aula de dança para a Cláudia Ohana, por exemplo, dançava com o Netinho, com o Alexandre Pires", conta. "E eu não quero ser associada à minha história com o Gerson Brenner. É passado."

Luiza Ambiel conta que foi convidada pelo mesmo motivo que Denise, sua "experiência" com as câmeras. "Eu tenho experiência com a TV, com o público, com as câmeras, microfones. Trabalhei durante cinco anos no programa do Gugu. Além disso, fiz teatro".

A direção do "Mulheres" não quis falar com a Folha sobre as repórteres, alegando que é provável que as duas saiam do programa. Mas elas, pelo visto, não pensam em parar. "Eu levo jeito para a coisa", diz Denise.

Joana Prado

Aventurar-se como repórter acabou se tornando uma das especialidades de Joana Prado, a Feiticeira. Cansada de apenas mostrar seus dotes físicos -naturais ou não- no programa "Superpositivo", da Bandeirantes, Joana passou a atuar também em reportagens.

A incursão deu ibope, e a loira ganhou um quadro, extinto há cerca de um mês, no "Show do Esporte", em que entrevistava atletas. "Comecei a fazer reportagens e deu supercerto, porque eu posso fazê-las com meu jeito de Joana. E quero continuar fazendo", diz ela, que se prepara para estrear um novo programa, em que também deve atuar como repórter.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página