Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2001 - 12h53

Veja as diversas opiniões sobre a música dos Backstreet Boys

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Para testar a popularidade dos Backstreet Boys, a Folha procurou, em São Paulo, um maestro, um músico metaleiro, uma artesã, um músico aposentado e um camelô funkeiro para opinarem sobre o som dos BSB. Todos ouviram a faixa "The Call", do disco "Black & Blue" -o mais recente do grupo- sem aviso de que aquilo era produto da boys band do momento.

Uns fizeram careta já no início da música, como Tiago Merida Messias, 19, que logo soltou: "Isso é tortura!". Outros seguiram o ritmo com o corpo e abriram um sorriso ao reconhecerem a canção.

Isso porque a fama alcançada pelos Backstreet Boys transformou-os no maior fenômeno pop da atualidade e num alvo de disparos em mão dupla.

De um lado, o assédio delirante do público. De outro, críticas impetuosas ao chamado sucesso fácil e desvinculado de inventividade musical.

Há ainda quem associe a "histeria BSB" ao aspecto de seus integrantes. São bonitinhos, logo fazem sucesso. E essa experiência, puramente auditiva, rejeita tal possibilidade. Fato é que a boys band já vendeu mais de 50 milhões de cópias com quatro álbuns lançados. Prova de que qualidade é um conceito discutível uma vez que perpassa por julgamentos individuais. Gosto não se discute e pronto.

Convencional

Julio Medaglia, 63, maestro - "Traz todos os maneirismos rítmicos da música pop atual. Produto convencional, mas de qualidade dentro da música de rotina que não quer criatividade nem revolucionar nada"

Fã funkeiro

Ricardo Santos da Cruz, 16, camelô - "Achei essa música "da hora". Não sei de quem é, não, mas achei a música muito "maneira". A letra é bem legal, e o ritmo é bom de dançar"

Ritmo bom

Juliane Perfoll, 19, artesã - "Não curti muito. O ritmo até que é interessante, mas os vocais eu não curto. Acho massa esse lance de eles cantarem todos juntos, mas as letras são muito repetitivas. É muito comercial"

Tortura

Tiago Merida Messias, 19, músico - "Acho que é Backstreet Boys. Horrível, terrível. Simplesmente detestável. É muito malfeito e nem são eles que fazem. Eles fazem esse som por dinheiro, não porque gostam"

Bela canção

Roque Marques Rocha, 77, aposentado - "Essa música é bonita. Quando a pessoa canta bem eu sei porque conheço isso. Sou músico e sei que esta canção está afinadinha e tem a letra bonita".

Leia mais notícias sobre o Backstreet Boys
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página