Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2001 - 11h30

Transexual opõe Globo e governo

Publicidade

CRISTIAN KLEIN
da Folha de S.Paulo, no Rio

Gay pode. Transexual não. A presença de uma personagem supostamente transexual na próxima novela das sete, "As Filhas da Mãe", está causando um impasse entre a Globo e o Ministério da Justiça.

A novela, com previsão de estréia para setembro, foi liberada apenas para as 20h, por conter a seguinte impropriedade: "desvirtuamento dos valores éticos", segundo o "Diário Oficial da União". Embora o Ministério da Justiça não diga explicitamente, tudo indica que o motivo é a personagem Ramona, interpretada pela atriz Cláudia Raia.

Na trama, Ramona é uma designer que volta ao Brasil e entra na briga por uma herança com as irmãs vividas por Andréa Beltrão e Bete Coelho, filhas de Lulu (Fernanda Montenegro) e Fausto (Francisco Cuoco), dado como morto. Ramona afirma ser Ramon, filho que foi para a Europa e do qual não se teve mais notícia. Teria passado por uma cirurgia de mudança de sexo.

A Globo entrou com um recurso, no último dia 22, pedindo que a classificação fosse revista, sem a necessidade de alteração da sinopse. A emissora não cogita a possibilidade de trocar a novela de lugar com a próxima trama das oito, "O Clone", de Glória Perez.

A negociação de bastidores continua nesta semana, quando executivos da Globo irão a Brasília. "Esse processo de negociação faz parte. Nem sempre a sinopse dá a idéia exata do que será a novela", afirma Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, a decisão está nas mãos da secretária nacional de Justiça, Elizabeth Sussekind, que estava viajando e ainda não havia deliberado sobre a novela.

A classificação pode ser revista ainda esta semana, quando começam as gravações em Londres. A seguir, haverá locações em Roma, Los Angeles e Las Vegas, mas sem a participação de Cláudia Raia.

A atriz critica a classificação da novela e a justificativa de que ela poderia promover o "desvirtuamento dos valores éticos". "O que é ético? A erotização infantil, as meninas que vão a baile funk sem calcinha, a dancinha da garrafa às quatro da tarde no domingo, as bundas em profusão? Isso é uma hipocrisia", diz.

Em "As Filhas da Mãe", a sexualidade da personagem Ramona é um mistério. Não se sabe se ela é ou não transexual, pois ela se recusa a fazer teste de DNA, o que gera a desconfiança de que seria uma impostora.

Sílvio de Abreu afirma que a inspiração para a personagem veio da troca de papéis entre os sexos na sociedade moderna. "As mulheres estão assumindo funções que durante séculos pertenceram aos homens e vice-versa. Elas avançam cada vez mais. E o exército de machos está perplexo, sem saber o que fazer com todas essas novidades. Nesse contexto, um homem que preferiu ser mulher me pareceu adequado e bastante divertido", diz o autor.

Sílvio de Abreu escreveu o papel especialmente para Cláudia Raia. "É uma personagem riquíssima. Oferece as duas versões, podendo ser ou não transexual", diz a atriz.

Cláudia Raia pergunta que mal um transexual pode fazer à sociedade. "O Brasil está tão abandonado na área social, na educação e na saúde, e eles estão preocupados com uma personagem transexual. Essa atitude me deixa assustada. É um absurdo", afirma.

O Ministério da Justiça preferiu não comentar as críticas à sua decisão.

O tema da troca de papéis entre homens e mulheres também inspirou Sílvio de Abreu a escrever outros personagens para a novela, como o casal que será interpretado por Diogo Vilela e Virgínia Cavendish: ela trabalha fora para sustentar a casa, ele é responsável pelos afazeres domésticos. Outra personagem, de Cláudia Jimenez, só consegue um emprego quando se veste de homem.

A atual novela das sete, "Um Anjo Caiu do Céu", também teve problemas com a sinopse. O autor Antônio Calmon foi a Brasília explicar uma cena, no primeiro capítulo, que mostrava um atentado neonazista.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página