Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2001 - 18h51

Médicos controlam infecção no pulmão e nos rins de Jorge Amado

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador (BA)

O escritor Jorge Amado, 88, teve hoje uma melhora considerada a mais significativa desde quando foi internado, na quarta-feira passada, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Aliança, em Salvador.

Os dois boletins médicos divulgados pela manhã e à noite confirmaram que os médicos que o estão atendendo conseguiram controlar a infecção no pulmão direito e nos rins.

"O estado de saúde do escritor ainda exige cuidados, mas a sua melhora foi expressiva", disse o cardiologista Jadelson Andrade, médico particular do escritor brasileiro mais conhecido no mundo.

A mulher do escritor, Zélia Gattai, 85, disse que ele tentou se comunicar com a família pela manhã. "Ele abriu os olhos e tentou esboçar algumas palavras."

O médico disse também que não existe nenhuma previsão para Jorge Amado deixar o Aliança, em Salvador (BA), ou mesmo ser transferido para uma unidade semi-intensiva do hospital. "Nós não podemos ter nenhuma pressa. O estado de saúde dele continua delicado e merece toda a atenção da equipe médica", informa o boletim.

Jorge Amado foi internado no Aliança depois de sofrer uma crise de glicemia (aumento da taxa de açúcar no sangue). Em seus três primeiros dias de UTI, o escritor somente conseguiu respirar com a ajuda de aparelhos.

Nas últimas 48 horas, a equipe médica desligou os aparelhos, mas manteve uma máscara de oxigênio presa à cabeça do escritor.

Jorge Amado, que completa 89 anos em agosto, possui apenas 20% da visão. De acordo com alguns parentes, o escritor luta contra a depressão de não poder ler e escrever.

Hoje à tarde, João Jorge Amado, filho do escritor, disse que o pai reagiu bem à medicação. "Ele dá sinais de inquietação e tenta se descobrir o tempo todo", afirmou.

Por determinação da família, as visitas ao escritor foram restringidas. "Temos recebido a solidariedade de personalidades de todo o Brasil e do exterior, mas Jorge Amado precisa de tranquilidade e repouso para superar mais esta crise", disse Zélia Gattai.

Além de Zélia Gattai e João Jorge, a filha do escritor, Paloma Amado, também permaneceu na UTI do Aliança durante toda a manhã e a tarde de ontem. Um novo boletim médico sobre o estado de saúde de Jorge Amado deverá ser divulgado pelo Hospital Aliança às 10h de terça-feira.

Leia mais notícias sobre a saúde de Jorge Amado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página