Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2001 - 19h25

Cortejo de Jorge Amado é acompanhado por 9.000 pessoas

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Pelo menos 9.000 pessoas acompanharam o velório e a saída do cortejo fúnebre do escritor baiano Jorge Amado, morto ontem aos 88 anos, de acordo com a Polícia Militar.

O escritor brasileiro mais conhecido no mundo foi velado no Palácio da Aclamação, centro de Salvador. Cerca de 6.500 pessoas passaram pelo local entre a noite de ontem e tarde de hoje.

Diferentemente da madrugada, quando apenas políticos, convidados e parentes tiveram acesso ao salão onde o corpo foi velado, durante toda a manhã e tarde de hoje o movimento de admiradores anônimos foi grande nas imediações do Palácio da Aclamação, prédio de estilo colonial construído em 1810 e que, por quase 170 anos, foi a residência oficial do governo baiano.

Durante o trajeto, Jorge Amado recebeu outras homenagens da população baiana. Em todo o percurso, centenas de pessoas foram às ruas ou saíram às janelas dos apartamentos e casas com lenços brancos.

Às 17h, houve a cerimônia preparatória para a cremação do escritor. Atendendo a um pedido da família, o tempo do ritual foi reduzido de 15 para 10 minutos. Não houve discursos, só orações.

Leia mais notícias sobre a morte de Jorge Amado

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página