Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2001 - 11h10

Paulo Coelho é um dos cotados para substituir Jorge Amado na ABL

Publicidade

das agências internacionais

O nome do escritor Paulo Coelho, autor de "O Alquimista" e "Diário de Um Mago", é um dos cotados para substituir o romancista Jorge Amado na Academia Brasileira de Letras.

O nome do autor de "O Alquimista" e "Diário de um Mago" para ocupar uma das 42 cadeiras da ABL foi lançado no dia 20 de julho pelo empresário Roberto Marinho, durante um jantar de comemoração dos 104 anos da Academia.

Nomes como o do ex-bispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales, o do historiador Evaldo Cabral de Mello e o do escritor baiano Antonio Torres, também foram citados por diversos intelectuais depois da morte de Amado.

Todos os interessados em ocupar a cadeira número 23 da Academia, que tem como patrono José de Alencar e era ocupada até esta semana por Jorge Amado, devem apresentar a candidatura nos próximos 60 dias. O sucessor do romancista, que morreu na última segunda-feira, será eleito em dezembro.

Apesar dos boatos sobre o suposto interesse de Coelho em ocupar este lugar de honra na ABL, outros escritores lembram que ele, que não se manifestou a respeito esta semana, anunciou em diversas ocasiões que só será candidato a uma cadeira da ABL dentro de quatro ou cinco anos.

Jorge Amado morreu na última segunda-feira, em Salvador, na Bahia, quatro dias antes de completar 89 anos. O escritor sofreu uma parada cardíaca. Milhares de pessoas compareceram ao seu velório, realizado ontem.

O corpo do escritor será cremado hoje e suas cinzas serão depositadas no jardim de sua casa, em Salvador, de acordo com seu último desejo.

Leia mais notícias sobre a morte de Jorge Amado

Vote: Paulo Coelho deve ocupar a vaga de Jorge Amado?
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página